CURSO DE EXTENSÃO: CURRÍCULOS TERRITÓRIOS EM DISPUTA NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO

Autores

  • Antônio Monteiro Muniz Universidade Federal de Campina Grande
  • Hérica Janaina da Silva Fernando Universidade Federal de Campina Grande
  • Tiago José de Vasconcelos Farias Universidade Federal de Campina Grande
  • Rafael de Farias Ferreira Universidade Federal de Campina Grande
  • Maria do Socorro Silva Universidade Federal de Campina Grande
Palavras-chave: Currículo, Educação do Campo, Formação Continuada, Pandemia, Ensino remoto

Resumo

O projeto foi executado no ano de 2021, com a participação de estudantes do Curso da Licenciatura em Educação do Campo e de Ciências Sociais \CDSA\UFCG. Surge como proposta do Núcleo de Extensão e Pesquisa em Educação do Campo, formação de professores/as e prática pedagógica – Nupeforp, que se viu desafiado nestes tempos de pandemia e ensino remoto a propor uma formação para os profissionais que atuam nas escolas do cariri paraibano na perspectiva de refletir sobre Currículo num tempo de tantas políticas impostas as escolas de organizações curriculares. Como metodologia o Curso utilizou a Plataforma do Google Meet, por ser a ferramenta mais conhecida entre os profissionais da educação. O acolhimento com a mística para reflexão e bem estar do grupo, a problematização, a reflexão crítica a partir da fala de especialistas nas temáticas, a socialização de questões com a síntese do debate estimulou a construção de novos conhecimentos e práticas educativas. Como resultados tivemos o envolvimento de oitenta e quatro participantes (professores/as e coordenadores/as pedagógicos das redes municipais, estudantes da graduação e pós-graduação da UFCG), que participaram de nove Webinários abordando diferentes temáticas vinculadas ao Currículo. Como conclusão deste processo formativo, elencamos: Contribuição para a reflexão sobre as concepções e diferentes bases teóricas de propostas de organização curricular integrada presentes no meio educacional; Reflexão sobre a contextualização curricular a partir das práticas educativas existentes no semiárido; Aprofundamento as matrizes teóricas que fundamentam a proposta curricular da BNCC e da BNC; Articulação entre a extensão, o ensino e a pesquisa com a participação de estudantes e docentes da graduação e pósgraduação; Reflexão sobre os impactos da pandemia e do ensino remoto nas práticas docentes; e articulação com a educação básica e com as redes públicas de ensino.

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Publicado em

5 de abril de 2022

Como Citar

MUNIZ, A. M. .; DA SILVA FERNANDO, H. J.; DE VASCONCELOS FARIAS, T. J. .; FERREIRA, R. de F. .; SILVA, M. do S. CURSO DE EXTENSÃO: CURRÍCULOS TERRITÓRIOS EM DISPUTA NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO. Caderno Impacto em Extensão, Campina Grande, v. 2, n. 1, 2022. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/cite/article/view/203. Acesso em: 5 maio. 2024.

Seção

Educação

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