OS PROFESSORES ESTÃO ON: RELATO DE EXTENSIONISTAS ACERCA DA EXPERIÊNCIA DE PROFESSORES NO ENSINO REMOTO.
Resumo
Esse relato decorre da experiência construída durante a realização do Projeto de Extensão Comunidade Escolar Conectada. O projeto teve como objetivo realizar produção de material didático-pedagógico, com foco na relação família-escola e no enfrentamento da COVID-19, a partir do uso de novas tecnologias e com vistas a ampliação do acesso ao saber. Durante sua realização, uma questão específica se sobrepôs, a situação de trabalho do(a) professor(a) no contexto da conectividade imposto pelo modelo remoto de educação. A jornada de trabalho de um(a) professor(a) nunca acabou junto ao término do expediente. O trabalho pedagógico de preparar materiais, corrigir provas são afazeres que se estendem para além do espaço físico da escola, ocupando o tempo “livre” e os espaços das casas do(a)s professore(a)s. A pandemia da Covid-19 ampliou esses desafios enfrentados pelo(a)s professore(a)s, impôs novas configurações para o trabalho docente, com intensificação da sobrecarga de trabalho – pela necessidade de auxiliar alunos nas redes sociais após o fim do expediente; o uso excessivo de telas e, em alguns casos, a dificuldade para utilizar as plataformas digitais. O novo contexto relatado, sugere um esforço atual de reflexão, nesse sentido, a atividade de extensão nos propõe um exercício teórico-reflexivo Gestrado (2020), Machado (2020). A aproximação com a escola pública trouxe para a Universidade, ante a pandemia, que apesar de seu arrefecimento continua latente, o desafio de pensar práticas pedagógicas, que ancoradas na conectividade da escola, do(a) professor(a), produzam práticas efetivas de educação e um contexto de profissionalidade seguro para os educadore(a)s.
Downloads
Downloads
Publicado em
Como Citar
Seção
Licença
© 2022 Kássia Mota de Sousa, Emmanuelle Lira Cariry, Ismael Alves da Silva, Caroline Ester Fernandes Vieira, José Anderson de Luna Coelho, Julia Vitória Menezes Bezerra
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.