EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DO MODELO REMOTO AO HÍBRIDO DE ENSINO: DESAFIOS DO PROCESSO DE ADAPTAÇÃO

Autores

  • Lucas Moura Rodrigues Universidade Federal de Campina Grande
  • Jhulia Evilys Dias da Silva Universidade Federal de Campina Grande
  • Guilherme Silva Freire de Souza Universidade Federal de Campina Grande
  • José Douglas Bernardino Domingos Universidade Federal de Campina Grande
  • Ana Beatriz Macedo Venâncio dos Santos Universidade Federal de Campina Grande
  • Poliana de Araújo Palmeira Universidade Federal de Campina Grande
Palavras-chave: Ensino Online, Educação Alimentar e Nutricional, COVID-19

Resumo

Este trabalho relata a experiência do projeto “EAN em casa: Educação Alimentar e Nutricional com escolares (EAN na escola)” na adaptação das atividades de extensão do modelo remoto de ensino, no início da pandemia, para o híbrido no retorno das atividades presenciais na escola. O projeto atuou junto aos escolares da Escola Municipal Tancredo de Almeida Neves, Cuité-PB, para realização de atividades de EAN e foi desenvolvido em 2020 (remoto) e 2021 (híbrido), de julho a dezembro, por graduandos do curso de Nutrição do Centro de Educação e Saúde. No modelo remoto foram realizadas atividades de EAN do infantil ao 5º ano escolar, utilizando vídeos explicativos e cartões-respostas enviados (via whatsapp) para os alunos executarem em casa. No híbrido, as atividades foram enviadas ao professor para execução em sala de aula (3º a 5º ano), contendo: planejamento, vídeo explicativo e cartão-resposta. Foram adequações necessárias: redução das turmas participantes, ajuste do planejamento da atividade para compreensão do professor responsável e alteração na frequência de atividades, conforme demanda do professor. Enfrentou-se dificuldades quanto ao atraso do conteúdo programático das ações, a baixa adesão dos professores e a falta de contato presencial dos extensionistas com a escola. Por outro lado observou-se efeitos positivos quanto à adesão dos escolares nas atividades, devido a realização na escola, e os aperfeiçoamentos das tarefas pelos professores, incluindo materiais lúdicos. Conclui-se que extensão no modelo híbrido permanece desafiadora, mas que o contato professor-aluno favorece o alcance dos objetivos das atividades, a compreensão e o engajamento dos alunos.

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Publicado em

5 de abril de 2022

Como Citar

MOURA RODRIGUES, L. .; DIAS DA SILVA, J. E. .; SILVA FREIRE DE SOUZA, G. .; BERNARDINO DOMINGOS, J. D. .; MACEDO VENÂNCIO DOS SANTOS, A. B.; DE ARAÚJO PALMEIRA, . P. . EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DO MODELO REMOTO AO HÍBRIDO DE ENSINO: DESAFIOS DO PROCESSO DE ADAPTAÇÃO. Caderno Impacto em Extensão, Campina Grande, v. 2, n. 1, 2022. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/cite/article/view/220. Acesso em: 5 maio. 2024.

Seção

Educação