EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DO MODELO REMOTO AO HÍBRIDO DE ENSINO: DESAFIOS DO PROCESSO DE ADAPTAÇÃO
Abstract
Este trabalho relata a experiência do projeto “EAN em casa: Educação Alimentar e Nutricional com escolares (EAN na escola)” na adaptação das atividades de extensão do modelo remoto de ensino, no início da pandemia, para o híbrido no retorno das atividades presenciais na escola. O projeto atuou junto aos escolares da Escola Municipal Tancredo de Almeida Neves, Cuité-PB, para realização de atividades de EAN e foi desenvolvido em 2020 (remoto) e 2021 (híbrido), de julho a dezembro, por graduandos do curso de Nutrição do Centro de Educação e Saúde. No modelo remoto foram realizadas atividades de EAN do infantil ao 5º ano escolar, utilizando vídeos explicativos e cartões-respostas enviados (via whatsapp) para os alunos executarem em casa. No híbrido, as atividades foram enviadas ao professor para execução em sala de aula (3º a 5º ano), contendo: planejamento, vídeo explicativo e cartão-resposta. Foram adequações necessárias: redução das turmas participantes, ajuste do planejamento da atividade para compreensão do professor responsável e alteração na frequência de atividades, conforme demanda do professor. Enfrentou-se dificuldades quanto ao atraso do conteúdo programático das ações, a baixa adesão dos professores e a falta de contato presencial dos extensionistas com a escola. Por outro lado observou-se efeitos positivos quanto à adesão dos escolares nas atividades, devido a realização na escola, e os aperfeiçoamentos das tarefas pelos professores, incluindo materiais lúdicos. Conclui-se que extensão no modelo híbrido permanece desafiadora, mas que o contato professor-aluno favorece o alcance dos objetivos das atividades, a compreensão e o engajamento dos alunos.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Section
License
Copyright (c) 2022 Lucas Moura Rodrigues, Jhulia Evilys Dias da Silva, Guilherme Silva Freire de Souza, José Douglas Bernardino Domingos, Ana Beatriz Macedo Venâncio dos Santos, Poliana de Araújo Palmeira
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.