TECNOLOGIA PARA ALUNOS DE ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS: UMA PROPOSTA DE ATRATIVIDADE PARA AS CIÊNCIAS EXATAS

Autores

  • Jackson da Silva Guedes Universidade Federal de Campina Grande
  • Ruan Alecssander de Araujo Silva Universidade Federal de Campina Grande
  • Raimundo Carlos Silvério Freire Universidade Federal de Campina Grande
Palavras-chave: Escola Pública, Tecnologia, Ensino

Resumo

O projeto foi executado com a participação de alunos do curso de Engenharia Elétrica, do CEEI/UFCG, abrangendo as escolas de Ensino Fundamental e Médio: Dr. Antônio Fernandes de Medeiros, na cidade de Malta — PB; Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Elpídio de Almeida, na cidade de Campina Grande — PB; Escola Cidadã Integral Raul Córdula, em Campina Grande — PB; Escola Cidadã Integral Técnica Bráulio Maia Júnior, do qual participaram dois professores de Física e Matemática e vinte e dois alunos do ensino fundamental e médio. O objetivo era proporcionar conhecimentos introdutórios sobre as áreas de tecnologia em escolas da rede estadual de ensino médio, utilizando tecnologias de simulação computacionais online para representação de módulos de eletrônica, programação e robótica. Para tanto, foi utilizado algumas plataformas online para que fosse possível a realização das aulas e dos experimentos, por exemplo, o Google Meet e os simuladores Falstad e Tinkercad. Durante o período do projeto em que as aulas foram ministradas foram transmitidos aos participantes alguns assuntos, tais como: eletrônica, programação e o aprofundamento nas áreas de matemática e física. Os resultados foram satisfatórios, verificando-se que os objetivos foram alcançados e que os participantes do projeto se sentiram motivados, finalizaram com êxito e sem demonstrar dúvidas diante dos conteúdos abordados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado em

5 de abril de 2022

Como Citar

GUEDES, J. da S.; DE ARAUJO SILVA, R. A. .; SILVÉRIO FREIRE, . R. C. TECNOLOGIA PARA ALUNOS DE ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS: UMA PROPOSTA DE ATRATIVIDADE PARA AS CIÊNCIAS EXATAS. Caderno Impacto em Extensão, Campina Grande, v. 2, n. 1, 2022. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/cite/article/view/234. Acesso em: 5 maio. 2024.

Seção

Educação