UMA EXPERIÊNCIA DE REFORÇO ESCOLAR REMOTO NA ESCOLA PÚBLICA

Autores

  • Letícia Ramalho de Oliveira Universidade Federal de Campina Grande
  • Ana Carolina Gomes Euzébio da Silva Universidade Federal de Campina Grande
  • Francisco de Assis da Costa Silva Universidade Federal de Campina Grande
Palavras-chave: COVID-19, Dificuldades de aprendizagem, Ensino remoto, Reforço escolar

Resumo

O projeto foi executado por extensionistas do curso de Medicina Veterinária, do CSTR/UFCG, na Escola Municipal do Ensino Fundamental Antônio Guedes dos Santos, localizada na cidade de Patos – PB, contemplando 28 alunos do 5º ano. O objetivo principal foi implantar um sistema de reforço escolar remoto para acompanhar e apoiar o alunado na melhoria do desempenho escolar, especialmente nesse momento de pandemia do Coronavírus (COVID-19). Os horários de atendimento ao alunado foram em contraturno. Depois foram ampliados para o turno noturno, considerando a necessidade da clientela. Percebeu-se que alguns alunos ou não sabiam ler e/ou escrever ou tinham dificuldades de leitura e/ou escrita. Desse modo, as extensionistas gravavam vídeos ou áudios de orientações e explicações de dúvidas. O projeto teve ótima aceitação do professor, da direção da escola e também dos alunos e pais/responsáveis que participaram da experiência. Os objetivos propostos foram alcançados, mas a participação do alunado não foi a esperada. Segundo o próprio alunado e o professor, alguns dos fatores que contribuíram para essa situação foram: um considerável número de alunos dependiam dos celulares dos pais/responsáveis para manter contato. O problema era que os pais/responsáveis geralmente só estavam em casa à noite, após o trabalho; alguns não tinham acesso constante à Internet; e outros não tinham quem os ajudassem nas atividades escolares, pois os pais/responsáveis eram analfabetos ou semianalfabetos. De todos os modos, o projeto contribuiu para o desenvolvimento dos conhecimentos básicos desses atores da escola, que, certamente, influenciará positivamente em suas trajetórias escolares.

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Publicado em

5 de abril de 2022

Como Citar

DE OLIVEIRA, L. R. .; EUZÉBIO DA SILVA, A. C. G. .; DA COSTA SILVA , F. de A. UMA EXPERIÊNCIA DE REFORÇO ESCOLAR REMOTO NA ESCOLA PÚBLICA. Caderno Impacto em Extensão, Campina Grande, v. 2, n. 1, 2022. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/cite/article/view/187. Acesso em: 5 maio. 2024.

Seção

Educação

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