UMA EXPERIÊNCIA DE REFORÇO ESCOLAR REMOTO NA ESCOLA PÚBLICA
Resumo
O projeto foi executado por extensionistas do curso de Medicina Veterinária, do CSTR/UFCG, na Escola Municipal do Ensino Fundamental Antônio Guedes dos Santos, localizada na cidade de Patos – PB, contemplando 28 alunos do 5º ano. O objetivo principal foi implantar um sistema de reforço escolar remoto para acompanhar e apoiar o alunado na melhoria do desempenho escolar, especialmente nesse momento de pandemia do Coronavírus (COVID-19). Os horários de atendimento ao alunado foram em contraturno. Depois foram ampliados para o turno noturno, considerando a necessidade da clientela. Percebeu-se que alguns alunos ou não sabiam ler e/ou escrever ou tinham dificuldades de leitura e/ou escrita. Desse modo, as extensionistas gravavam vídeos ou áudios de orientações e explicações de dúvidas. O projeto teve ótima aceitação do professor, da direção da escola e também dos alunos e pais/responsáveis que participaram da experiência. Os objetivos propostos foram alcançados, mas a participação do alunado não foi a esperada. Segundo o próprio alunado e o professor, alguns dos fatores que contribuíram para essa situação foram: um considerável número de alunos dependiam dos celulares dos pais/responsáveis para manter contato. O problema era que os pais/responsáveis geralmente só estavam em casa à noite, após o trabalho; alguns não tinham acesso constante à Internet; e outros não tinham quem os ajudassem nas atividades escolares, pois os pais/responsáveis eram analfabetos ou semianalfabetos. De todos os modos, o projeto contribuiu para o desenvolvimento dos conhecimentos básicos desses atores da escola, que, certamente, influenciará positivamente em suas trajetórias escolares.
Downloads
Downloads
Publicado em
Como Citar
Seção
Licença
© 2022 Letícia Ramalho de Oliveira, Ana Carolina Gomes Euzébio da Silva, Francisco de Assis da Costa Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.