UMA EXPERIÊNCIA DE REFORÇO ESCOLAR REMOTO NA ESCOLA PÚBLICA

Autores/as

  • Letícia Ramalho de Oliveira Universidade Federal de Campina Grande
  • Ana Carolina Gomes Euzébio da Silva Universidade Federal de Campina Grande
  • Francisco de Assis da Costa Silva Universidade Federal de Campina Grande
Palabras clave: COVID-19, Dificuldades de aprendizagem, Ensino remoto, Reforço escolar

Resumen

O projeto foi executado por extensionistas do curso de Medicina Veterinária, do CSTR/UFCG, na Escola Municipal do Ensino Fundamental Antônio Guedes dos Santos, localizada na cidade de Patos – PB, contemplando 28 alunos do 5º ano. O objetivo principal foi implantar um sistema de reforço escolar remoto para acompanhar e apoiar o alunado na melhoria do desempenho escolar, especialmente nesse momento de pandemia do Coronavírus (COVID-19). Os horários de atendimento ao alunado foram em contraturno. Depois foram ampliados para o turno noturno, considerando a necessidade da clientela. Percebeu-se que alguns alunos ou não sabiam ler e/ou escrever ou tinham dificuldades de leitura e/ou escrita. Desse modo, as extensionistas gravavam vídeos ou áudios de orientações e explicações de dúvidas. O projeto teve ótima aceitação do professor, da direção da escola e também dos alunos e pais/responsáveis que participaram da experiência. Os objetivos propostos foram alcançados, mas a participação do alunado não foi a esperada. Segundo o próprio alunado e o professor, alguns dos fatores que contribuíram para essa situação foram: um considerável número de alunos dependiam dos celulares dos pais/responsáveis para manter contato. O problema era que os pais/responsáveis geralmente só estavam em casa à noite, após o trabalho; alguns não tinham acesso constante à Internet; e outros não tinham quem os ajudassem nas atividades escolares, pois os pais/responsáveis eram analfabetos ou semianalfabetos. De todos os modos, o projeto contribuiu para o desenvolvimento dos conhecimentos básicos desses atores da escola, que, certamente, influenciará positivamente em suas trajetórias escolares.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

abril 5, 2022

Cómo citar

DE OLIVEIRA, L. R. .; EUZÉBIO DA SILVA, A. C. G. .; DA COSTA SILVA , F. de A. UMA EXPERIÊNCIA DE REFORÇO ESCOLAR REMOTO NA ESCOLA PÚBLICA. Caderno Impacto em Extensão, Campina Grande, v. 2, n. 1, 2022. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/cite/article/view/187. Acesso em: 21 nov. 2024.

Sección

Educação

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.