AULAS EXPERIMENTAIS E O COVID-19: SEGURANÇA E BIOSSEGURANÇA NOS LABORATÓRIOS DE ENSINO DE QUÍMICA DO CES/UFCG
Resumo
Vários países suspenderam as atividades escolares como medida preventiva ao avanço da pandemia provocada pelo Covid-19, onde aproximadamente 1,5 bilhão de estudantes ficaram sem aulas presenciais, abrangendo as aulas que envolvem atividades experimentais. O ensino por meio de atividades online se tornou um dos principais recursos para garantir a continuidade das atividades escolares, sendo aplicado como forma emergencial. No tocante as atividades experimentais os problemas se acentuaram devido às condições de segurança e biossegurança encontradas nos diferentes laboratórios de ensino. A comunidade universitária (docentes, técnicos, discentes e terceirizados) que podem manter contato com os laboratórios devem ficar atentos às condições de segurança e biossegurança sob estas condições adversas. Este projeto de extensão visou delinear as condições de segurança destes ambientes de aprendizagem e proporcionar a todos os envolvidos, situações de convivência e de aprendizagem no que tange a segurança em laboratórios de ensino de Química. O objetivo do projeto de realizar um diagnóstico e análise das condições de segurança e biossegurança nos laboratórios de ensino de Química do CES/UFCG em decorrência das condições impostas pelo Covid-19, foi realizado com eficácia. O projeto realizou levantamento e emitiu parecer sobre as condições de segurança e biossegurança nos laboratórios de Química através de questionários específicos, realizou um registro fotográfico nestes laboratórios buscando avaliar a existência de possíveis riscos, apresentou palestra sobre as normas de segurança e biossegurança para alunos, terceirizados e docentes envolvidos nas aulas experimentais e propôs uma rotina de normas que propiciem o desenvolvimento destas atividades de forma segura.
Downloads
Downloads
Publicado em
Como Citar
Seção
Licença
© 2022 Emily Camily da Silva Rocha, Liliane Santos Gomes, Leandro Soares Malaquias, José Carlos Oliveira Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.