AULAS EXPERIMENTAIS E O COVID-19: SEGURANÇA E BIOSSEGURANÇA NOS LABORATÓRIOS DE ENSINO DE QUÍMICA DO CES/UFCG
Abstract
Vários países suspenderam as atividades escolares como medida preventiva ao avanço da pandemia provocada pelo Covid-19, onde aproximadamente 1,5 bilhão de estudantes ficaram sem aulas presenciais, abrangendo as aulas que envolvem atividades experimentais. O ensino por meio de atividades online se tornou um dos principais recursos para garantir a continuidade das atividades escolares, sendo aplicado como forma emergencial. No tocante as atividades experimentais os problemas se acentuaram devido às condições de segurança e biossegurança encontradas nos diferentes laboratórios de ensino. A comunidade universitária (docentes, técnicos, discentes e terceirizados) que podem manter contato com os laboratórios devem ficar atentos às condições de segurança e biossegurança sob estas condições adversas. Este projeto de extensão visou delinear as condições de segurança destes ambientes de aprendizagem e proporcionar a todos os envolvidos, situações de convivência e de aprendizagem no que tange a segurança em laboratórios de ensino de Química. O objetivo do projeto de realizar um diagnóstico e análise das condições de segurança e biossegurança nos laboratórios de ensino de Química do CES/UFCG em decorrência das condições impostas pelo Covid-19, foi realizado com eficácia. O projeto realizou levantamento e emitiu parecer sobre as condições de segurança e biossegurança nos laboratórios de Química através de questionários específicos, realizou um registro fotográfico nestes laboratórios buscando avaliar a existência de possíveis riscos, apresentou palestra sobre as normas de segurança e biossegurança para alunos, terceirizados e docentes envolvidos nas aulas experimentais e propôs uma rotina de normas que propiciem o desenvolvimento destas atividades de forma segura.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Section
License
Copyright (c) 2022 Emily Camily da Silva Rocha, Liliane Santos Gomes, Leandro Soares Malaquias, José Carlos Oliveira Santos
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.