O REFORÇO ESCOLAR REMOTO PARA ALUNOS DO 4º ANO DE ESCOLA PÚBLICA

Autores

  • Theodoro Patrício do Nascimento Bibiano Universidade Federal de Campina Grande
  • Camila Mirelle da Silva Nunes Universidade Federal de Campina Grande
  • Inará Simões dos Santos Universidade Federal de Campina Grande
  • Rayssa Souza dos Santos Universidade Federal de Campina Grande
  • Francisco de Assis da Costa Silva Universidade Federal de Campina Grande
Palavras-chave: COVID-19, Dificuldades de aprendizagem, Ensino remoto, Reforço escolar

Resumo

O projeto foi executado por alunos do curso de Medicina Veterinária, do CSTR/UFCG, junto à Escola Municipal Antônio Guedes dos Santos, localizada na cidade de Patos - PB, atendendo a 38 alunos do 4º ano. O objetivo principal foi implantar um sistema de reforço escolar remoto para apoiar o alunado na melhoria do desempenho escolar durante esse período de pandemia do Coronavírus (COVID-19). Teve ótima aceitação dos professores, da direção da escola e também dos alunos e pais/responsáveis que participaram da experiência. Os objetivos propostos foram alcançados. Um professor citou que “houve um maior rendimento escolar por aqueles alunos que procuraram os monitores para ajudar nas explicações e/ou tarefas escolares”. Mas vale ressaltar que com relação à participação do alunado, o resultado não foi o esperado. Segundo o próprio alunado e os professores, alguns dos fatores que contribuíram para essa situação foram: um considerável número de alunos dependiam dos celulares dos pais/responsáveis para manter contato. O problema era que os pais/responsáveis geralmente só estavam em casa à noite, após o trabalho; alguns não tinham acesso constante à Internet; outros ainda não sabiam ler ou escrever e não tinham quem os ajudassem nas atividades escolares, pois os pais/responsáveis eram analfabetos ou semianalfabetos. O projeto também teve um caráter social, uma vez que prestou um serviço social ao auxiliar e favorecer o alunado que necessitava um atendimento especial de apoio pedagógico, sobretudo no atual momento da pandemia do Coronavírus (COVID-19).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado em

7 de julho de 2022

Como Citar

DO NASCIMENTO BIBIANO, T. P.; DA SILVA NUNES, C. M.; DOS SANTOS, I. S.; DOS SANTOS, R. S.; DA COSTA SILVA, F. de A. O REFORÇO ESCOLAR REMOTO PARA ALUNOS DO 4º ANO DE ESCOLA PÚBLICA. Caderno Impacto em Extensão, Campina Grande, v. 2, n. 1, 2022. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/cite/article/view/185. Acesso em: 5 maio. 2024.

Seção

Educação

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.