O REFORÇO ESCOLAR REMOTO PARA ALUNOS DO 4º ANO DE ESCOLA PÚBLICA
Resumo
O projeto foi executado por alunos do curso de Medicina Veterinária, do CSTR/UFCG, junto à Escola Municipal Antônio Guedes dos Santos, localizada na cidade de Patos - PB, atendendo a 38 alunos do 4º ano. O objetivo principal foi implantar um sistema de reforço escolar remoto para apoiar o alunado na melhoria do desempenho escolar durante esse período de pandemia do Coronavírus (COVID-19). Teve ótima aceitação dos professores, da direção da escola e também dos alunos e pais/responsáveis que participaram da experiência. Os objetivos propostos foram alcançados. Um professor citou que “houve um maior rendimento escolar por aqueles alunos que procuraram os monitores para ajudar nas explicações e/ou tarefas escolares”. Mas vale ressaltar que com relação à participação do alunado, o resultado não foi o esperado. Segundo o próprio alunado e os professores, alguns dos fatores que contribuíram para essa situação foram: um considerável número de alunos dependiam dos celulares dos pais/responsáveis para manter contato. O problema era que os pais/responsáveis geralmente só estavam em casa à noite, após o trabalho; alguns não tinham acesso constante à Internet; outros ainda não sabiam ler ou escrever e não tinham quem os ajudassem nas atividades escolares, pois os pais/responsáveis eram analfabetos ou semianalfabetos. O projeto também teve um caráter social, uma vez que prestou um serviço social ao auxiliar e favorecer o alunado que necessitava um atendimento especial de apoio pedagógico, sobretudo no atual momento da pandemia do Coronavírus (COVID-19).
Downloads
Downloads
Publicado em
Como Citar
Seção
Licença
© 2022 Theodoro Patrício do Nascimento Bibiano, Camila Mirelle da Silva Nunes, Inará Simões dos Santos, Rayssa Souza dos Santos, Francisco de Assis da Costa Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.