O REFORÇO ESCOLAR REMOTO PARA ALUNOS DO 4º ANO DE ESCOLA PÚBLICA

Autores/as

  • Theodoro Patrício do Nascimento Bibiano Universidade Federal de Campina Grande
  • Camila Mirelle da Silva Nunes Universidade Federal de Campina Grande
  • Inará Simões dos Santos Universidade Federal de Campina Grande
  • Rayssa Souza dos Santos Universidade Federal de Campina Grande
  • Francisco de Assis da Costa Silva Universidade Federal de Campina Grande

Palabras clave:

COVID-19, Dificuldades de aprendizagem, Ensino remoto, Reforço escolar

Resumen

O projeto foi executado por alunos do curso de Medicina Veterinária, do CSTR/UFCG, junto à Escola Municipal Antônio Guedes dos Santos, localizada na cidade de Patos - PB, atendendo a 38 alunos do 4º ano. O objetivo principal foi implantar um sistema de reforço escolar remoto para apoiar o alunado na melhoria do desempenho escolar durante esse período de pandemia do Coronavírus (COVID-19). Teve ótima aceitação dos professores, da direção da escola e também dos alunos e pais/responsáveis que participaram da experiência. Os objetivos propostos foram alcançados. Um professor citou que “houve um maior rendimento escolar por aqueles alunos que procuraram os monitores para ajudar nas explicações e/ou tarefas escolares”. Mas vale ressaltar que com relação à participação do alunado, o resultado não foi o esperado. Segundo o próprio alunado e os professores, alguns dos fatores que contribuíram para essa situação foram: um considerável número de alunos dependiam dos celulares dos pais/responsáveis para manter contato. O problema era que os pais/responsáveis geralmente só estavam em casa à noite, após o trabalho; alguns não tinham acesso constante à Internet; outros ainda não sabiam ler ou escrever e não tinham quem os ajudassem nas atividades escolares, pois os pais/responsáveis eram analfabetos ou semianalfabetos. O projeto também teve um caráter social, uma vez que prestou um serviço social ao auxiliar e favorecer o alunado que necessitava um atendimento especial de apoio pedagógico, sobretudo no atual momento da pandemia do Coronavírus (COVID-19).

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2022-07-07

Cómo citar

DO NASCIMENTO BIBIANO, Theodoro Patrício; DA SILVA NUNES, Camila Mirelle; DOS SANTOS, Inará Simões; DOS SANTOS, Rayssa Souza; DA COSTA SILVA, Francisco de Assis. O REFORÇO ESCOLAR REMOTO PARA ALUNOS DO 4º ANO DE ESCOLA PÚBLICA. Caderno Impacto em Extensão, Campina Grande, v. 2, n. 1, 2022. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/cite/article/view/185. Acesso em: 5 dic. 2025.

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

1 2 3 > >> 

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.