COMUNIDADE ESCOLAR CONECTADA? A ESCOLA E O ENSINO REMOTO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19
Resumo
O Projeto de Extensão Comunidade Escolar Conectada, na produção de material didáticopedagógico, com enfoque na relação família-escola e enfrentamento da COVID-19, buscou ampliar e facilitar o acesso à informações deste âmbito para a comunidade, numa escola pública em Cajazeiras – PB. A pandemia trouxe consigo uma reconfiguração no modo de organização e cultura escolar, conforme aponta Alcântara (2022). A inclusão de novos recursos metodológicos no ensino, como as tecnologias de informação e comunicação (TIC’s), é um debate que já vem ao longo dos séculos XX e XXI, porém teve sua adesão de forma abrupta com a necessidade do distanciamento social devido à pandemia e urgência de continuidade das atividades letivas. A desigualdade social já existente é desvelada pela precariedade do acesso aos serviços de internet e, até mesmo, pela posse dos recursos necessários para acesso às aulas, pelos estudantes. Por outro lado, o corpo docente teve de reinventar-se e apropriar-se de novos conhecimentos para a construção dessa nova modalidade de ensino. A nova caracterização, conforme as observações durante o período da extensão, mostrou-se inconsistente em diversas faces, como, por exemplo, na comunicação entre o órgão municipal e a escola; no processo de envio de atividades pela escola para os alunos, e devolução das mesmas; no acesso aos recursos virtuais pela instituição, que se dava de forma gratuita, limitando tempo de aula e, portanto, interferindo na qualidade de ensino. Cabe, portanto, a reflexão sobre a efetividade na conectividade da escola e sua acessibilidade de forma igualitária.
Downloads
Downloads
Publicado em
Como Citar
Seção
Licença
© 2022 Caroline Ester Fernandes Vieira, Ismael Alves da Silva, José Anderson de Luna Coêlho, Julia Vitória Menezes Bezerra, Rita de Cássia de Sousa Barbosa, Kássia Mota de Sousa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.