COMUNIDADE ESCOLAR CONECTADA? A ESCOLA E O ENSINO REMOTO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19

Autores

  • Caroline Ester Fernandes Vieira Universidade Federal de Campina Grande
  • Ismael Alves da Silva Universidade Federal de Campina Grande
  • José Anderson de Luna Coêlho Universidade Federal de Campina Grande
  • Julia Vitória Menezes Bezerra Universidade Federal de Campina Grande
  • Rita de Cássia de Sousa Barbosa Universidade Federal de Campina Grande
  • Kássia Mota de Sousa Universidade Federal de Campina Grande
Palavras-chave: Ensino Remoto, Desigualdade Social, Organização Escolar

Resumo

O Projeto de Extensão Comunidade Escolar Conectada, na produção de material didáticopedagógico, com enfoque na relação família-escola e enfrentamento da COVID-19, buscou ampliar e facilitar o acesso à informações deste âmbito para a comunidade, numa escola pública em Cajazeiras – PB. A pandemia trouxe consigo uma reconfiguração no modo de organização e cultura escolar, conforme aponta Alcântara (2022). A inclusão de novos recursos metodológicos no ensino, como as tecnologias de informação e comunicação (TIC’s), é um debate que já vem ao longo dos séculos XX e XXI, porém teve sua adesão de forma abrupta com a necessidade do distanciamento social devido à pandemia e urgência de continuidade das atividades letivas. A desigualdade social já existente é desvelada pela precariedade do acesso aos serviços de internet e, até mesmo, pela posse dos recursos necessários para acesso às aulas, pelos estudantes. Por outro lado, o corpo docente teve de reinventar-se e apropriar-se de novos conhecimentos para a construção dessa nova modalidade de ensino. A nova caracterização, conforme as observações durante o período da extensão, mostrou-se inconsistente em diversas faces, como, por exemplo, na comunicação entre o órgão municipal e a escola; no processo de envio de atividades pela escola para os alunos, e devolução das mesmas; no acesso aos recursos virtuais pela instituição, que se dava de forma gratuita, limitando tempo de aula e, portanto, interferindo na qualidade de ensino. Cabe, portanto, a reflexão sobre a efetividade na conectividade da escola e sua acessibilidade de forma igualitária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado em

5 de abril de 2022

Como Citar

FERNANDES VIEIRA, C. E. .; ALVES DA SILVA, I. .; DE LUNA COÊLHO, J. A. .; MENEZES BEZERRA, J. V. .; DE SOUSA BARBOSA, R. de C. .; MOTA DE SOUSA, K. . COMUNIDADE ESCOLAR CONECTADA? A ESCOLA E O ENSINO REMOTO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19. Caderno Impacto em Extensão, Campina Grande, v. 2, n. 1, 2022. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/cite/article/view/266. Acesso em: 22 dez. 2024.

Seção

Educação

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)