COMUNIDADE ESCOLAR CONECTADA? A ESCOLA E O ENSINO REMOTO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19
Resumo
O Projeto de Extensão Comunidade Escolar Conectada, na produção de material didáticopedagógico, com enfoque na relação família-escola e enfrentamento da COVID-19, buscou ampliar e facilitar o acesso à informações deste âmbito para a comunidade, numa escola pública em Cajazeiras – PB. A pandemia trouxe consigo uma reconfiguração no modo de organização e cultura escolar, conforme aponta Alcântara (2022). A inclusão de novos recursos metodológicos no ensino, como as tecnologias de informação e comunicação (TIC’s), é um debate que já vem ao longo dos séculos XX e XXI, porém teve sua adesão de forma abrupta com a necessidade do distanciamento social devido à pandemia e urgência de continuidade das atividades letivas. A desigualdade social já existente é desvelada pela precariedade do acesso aos serviços de internet e, até mesmo, pela posse dos recursos necessários para acesso às aulas, pelos estudantes. Por outro lado, o corpo docente teve de reinventar-se e apropriar-se de novos conhecimentos para a construção dessa nova modalidade de ensino. A nova caracterização, conforme as observações durante o período da extensão, mostrou-se inconsistente em diversas faces, como, por exemplo, na comunicação entre o órgão municipal e a escola; no processo de envio de atividades pela escola para os alunos, e devolução das mesmas; no acesso aos recursos virtuais pela instituição, que se dava de forma gratuita, limitando tempo de aula e, portanto, interferindo na qualidade de ensino. Cabe, portanto, a reflexão sobre a efetividade na conectividade da escola e sua acessibilidade de forma igualitária.
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© 2022 Caroline Ester Fernandes Vieira, Ismael Alves da Silva, José Anderson de Luna Coêlho, Julia Vitória Menezes Bezerra, Rita de Cássia de Sousa Barbosa, Kássia Mota de Sousa
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