LEITURA DE TEXTOS ACADÊMICOS EM LÍNGUA FRANCESA: UM RELATO VOLTADO PARA O ENSINO DE FOS

Autores

  • Ingrid Vanessa Souza Santos
  • Ana Beatriz Aquino da Silva
  • Lino Dias Correia Neto
Palavras-chave: Ensino de FOS, Compreensão escrita, Textos acadêmicos

Resumo

Neste trabalho tem-se como intuito relatar a experiência desenvolvida durante um segmento de atividades do projeto de extensão Oficinas remotas de leitura em francês para fins acadêmicos. O principal objetivo do projeto era o de propiciar a compreensão escrita em língua francesa, tomando como público alvo alunos de pós graduação. Para isso, foram utilizadas as metodologias de Francês para Objetivo Específico (FOS) para possibilitar as práticas de leitura de textos acadêmicos. As aulas ofertadas foram todas realizadas através da modalidade de ensino remoto, devido ao cenário pandêmico. Deste modo, o projeto se voltou logo de início para procedimentos que viabilizassem práticas de ensino mais dinâmicas e reflexivas. Para tanto, foram utilizados como aporte teórico os preceitos de ensino de FOS (CUQ; GRUCA, 2005), além dos estudos a respeito da introdução do FOS no processo da leitura de textos acadêmicos estrangeiros (ODORISSO; ROZENFELD, 2015). Assim, desenvolvimento destas metodologias ocorreu levando em conta o processo de leitura interativa entre texto, professoras e alunos; considerando as particularidades dos diferentes tipos de gêneros textuais que foram aplicados, bem como o contexto de publicação. À vista disso, este trabalho considera relatar não somente a formação do savoirfaire da equipe integrante durante o percorrer do projeto, como também a dita adaptação das metodologias de FOS para o cenário de ensino remoto, pensando numa abordagem interacional voltada para o aluno-leitor

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado em

5 de abril de 2022

Como Citar

SOUZA SANTOS, I. V. .; AQUINO DA SILVA, A. B. .; CORREIA NETO, L. D. . LEITURA DE TEXTOS ACADÊMICOS EM LÍNGUA FRANCESA: UM RELATO VOLTADO PARA O ENSINO DE FOS. Caderno Impacto em Extensão, Campina Grande, v. 2, n. 1, 2022. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/cite/article/view/283. Acesso em: 5 maio. 2024.

Seção

Educação

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)