PERCURSOS DO ENSINO DE LEITURA EM FLE PARA FINS ACADÊMICOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
O presente resumo apresenta parte das atividades desenvolvidas no projeto de extensão Oficinas remotas de leitura em francês para fins acadêmicos. As oficinas estiveram ancoradas no objetivo de desenvolver habilidades de proficiência leitora em língua francesa junto a alunos de pós-graduação. Para tanto, lançamos mão de elementos oriundos das metodologias de Francês para Objetivo Específico (FOS). Ao longo das oficinas, que foram conduzidas integralmente em modalidade virtual, a equipe executora do projeto buscou ultrapassar as limitações do ensino remoto emergencial, para que o público beneficiado pudesse estar presente em um ambiente propício ao aprendizado, sob a perspectiva de um fazer docente mediativo, crítico e reflexivo, em que o aluno é protagonista do processo de construção de conhecimentos. O percurso metodológico condutor das oficinas fixou-se na necessidade de assumir um olhar ativo para o campo científico e para os gêneros textuais que nele circulam, a fim de que fossem atendidas às singularidades do público discente, que foi composto por alunos de pós-graduação cujo objetivo era desenvolver a proficiência leitora em francês. Para tanto, os fazeres docentes estiveram apoiados nos estudos de Klett (2007), no que diz respeito ao processo interativo de leitura em FOS, e Ferreira e Fellows (2016) para o campo de formação de leitores em língua francesa. Com isso, nosso relato de experiência busca evidenciar como nossas escolhas didático-pedagógicas contribuíram para uma aprendizagem construtiva e aberta às particularidades do público, atingindo o objetivo proposto e, ao mesmo tempo, colaborando com a formação docente da equipe executora.
Downloads
Downloads
Publicado em
Como Citar
Seção
Licença
© 2022 Marília Gabriela de Lima Silva, Vitória Paloma Aguiar Alves, Lino Dias Correia Neto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.