LEITURA E ESCRITA NA ESCOLA: PRÁTICAS INOVADORAS DE LINGUAGEM

Autores

  • Áurea Nascimento Barreto da Silva Universidade Federal de Campina Grande
  • Ana Júlia Martins Universidade Federal de Campina Grande
  • Fernanda da Silva Costa Universidade Federal de Campina Grande
  • Gabrielle Alves de Sousa Universidade Federal de Campina Grande
  • Ruth Lins da Silva Universidade Federal de Campina Grande
  • Walberto Barbosa da Silva Universidade Federal de Campina Grande
  • Mônica Martins Negreiros Universidade Federal de Campina Grande
Palavras-chave: Leitura, Escrita Gêneros textuais e Oficinas

Resumo

Este trabalho apresenta o registro de vivências por meio da execução do projeto de extensão em duas escolas públicas de ensino fundamental do município de Sumé-PB. A proposta teve como objetivo geral trabalhar com as práticas de leitura e escrita, fundamentadas na diversidade dos gêneros textuais, que circunda o cotidiano dos discentes, tendo papel primordial na formação do cidadão crítico, sujeito leitor e produtor de textos, já que por meio desses gêneros a linguagem é exercida em sua função social. Para tanto, realizamos um trabalho no formato de oficinas de leitura e produção textual. Vale ressaltar que, quando se propõe o trabalho com práticas inovadoras de linguagem, pensamos em atividades contextualizadas e significativas para o aluno, que possam contribuir para o incentivo à leitura, e formação de um público leitor. Procuramos também “(re)orientar”, na medida do possível, a prática docente nesse trabalho em sala de aula, contribuindo ainda para a formação do educando na aquisição de habilidades necessárias ao exercício proficiente destas práticas de linguagem enquanto instrumento de mobilidade social e de cidadania.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado em

31 de maio de 2023

Como Citar

SILVA, Áurea N. B. da .; MARTINS, A. J. .; COSTA, F. da S. .; SOUSA, G. A. de .; SILVA, R. L. da .; SILVA, W. B. da .; NEGREIROS, M. M. . LEITURA E ESCRITA NA ESCOLA: PRÁTICAS INOVADORAS DE LINGUAGEM. Caderno Impacto em Extensão, Campina Grande, v. 3, n. 1, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/cite/article/view/544. Acesso em: 12 out. 2024.

Seção

Educação

Categorias

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)