LEITURA E ESCRITA NA ESCOLA: PRÁTICAS INOVADORAS DE LINGUAGEM
Resumo
Este trabalho apresenta o registro de vivências por meio da execução do projeto de extensão em duas escolas públicas de ensino fundamental do município de Sumé-PB. A proposta teve como objetivo geral trabalhar com as práticas de leitura e escrita, fundamentadas na diversidade dos gêneros textuais, que circunda o cotidiano dos discentes, tendo papel primordial na formação do cidadão crítico, sujeito leitor e produtor de textos, já que por meio desses gêneros a linguagem é exercida em sua função social. Para tanto, realizamos um trabalho no formato de oficinas de leitura e produção textual. Vale ressaltar que, quando se propõe o trabalho com práticas inovadoras de linguagem, pensamos em atividades contextualizadas e significativas para o aluno, que possam contribuir para o incentivo à leitura, e formação de um público leitor. Procuramos também “(re)orientar”, na medida do possível, a prática docente nesse trabalho em sala de aula, contribuindo ainda para a formação do educando na aquisição de habilidades necessárias ao exercício proficiente destas práticas de linguagem enquanto instrumento de mobilidade social e de cidadania.
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© 2023 Áurea Nascimento Barreto da Silva, Ana Júlia Martins, Fernanda da Silva Costa, Gabrielle Alves de Sousa, Ruth Lins da Silva, Walberto Barbosa da Silva, Mônica Martins Negreiros
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