LEITURA E ESCRITA NA ESCOLA: PRÁTICAS INOVADORAS DE LINGUAGEM
Abstract
Este trabalho apresenta o registro de vivências por meio da execução do projeto de extensão em duas escolas públicas de ensino fundamental do município de Sumé-PB. A proposta teve como objetivo geral trabalhar com as práticas de leitura e escrita, fundamentadas na diversidade dos gêneros textuais, que circunda o cotidiano dos discentes, tendo papel primordial na formação do cidadão crítico, sujeito leitor e produtor de textos, já que por meio desses gêneros a linguagem é exercida em sua função social. Para tanto, realizamos um trabalho no formato de oficinas de leitura e produção textual. Vale ressaltar que, quando se propõe o trabalho com práticas inovadoras de linguagem, pensamos em atividades contextualizadas e significativas para o aluno, que possam contribuir para o incentivo à leitura, e formação de um público leitor. Procuramos também “(re)orientar”, na medida do possível, a prática docente nesse trabalho em sala de aula, contribuindo ainda para a formação do educando na aquisição de habilidades necessárias ao exercício proficiente destas práticas de linguagem enquanto instrumento de mobilidade social e de cidadania.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Section
Categories
License
Copyright (c) 2023 Áurea Nascimento Barreto da Silva, Ana Júlia Martins, Fernanda da Silva Costa, Gabrielle Alves de Sousa, Ruth Lins da Silva, Walberto Barbosa da Silva, Mônica Martins Negreiros
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.