A COVID-19 EM GÊNEROS JORNALÍSTICOS: LENDO E ESCREVENDO SOBRE A PANDEMIA NO ENSINO MÉDIO
Resumo
Os embates discursivos ocasionados em decorrência da pandemia da COVID-19 ganharam grandes divulgações por meio dos diferentes gêneros discursivos do jornalismo. Com isso, os devidos gêneros contribuem com a prática de ensino de linguagens nas escolas, colaborando com a inserção dos educandos no meio social através da linguagem aos quais estão inseridos. Dessa forma, o projeto de extensão foi executado, entre os meses de julho e dezembro de 2021, com alunos do Ensino Médio da Escola Cidadã Integral Monte Carmelo, no bairro do Centenário, na cidade de Campina Grande, e teve como objetivo oportunizar, na modalidade remota de ensino-aprendizagem, a formação de leitores e escritores críticos diante aos gêneros jornalísticos com temáticas envolvendo a COVID-19 no Brasil, e a conscientização, dos alunos implicados no projeto, ao combate à pandemia do Coronavírus. Tratando-se da filiação teórica, a extensão foi embasada nas contribuições da Teoria Dialógica da Linguagem, proposta por Bakhtin e o Círculo e seus atuais divulgadores. Em relação à metodologia, para ingresso no projeto, foi divulgada uma inscrição através do Google Forms. Os materiais trabalhados foram retirados de diferentes sites jornalísticos, houve atividades de leitura e a ação extensionista foi finalizada com a solicitação da escrita de um artigo de opinião. No que toca os resultados, percebeu-se que as leituras realizadas pelos alunos contribuíram para uma ampla visão das problemáticas sociais acarretadas com o avanço da COVID-19, assim como a escrita possibilitou uma inserção da criticidade dos educandos, sendo, constantemente, construída a partir das relações dialógicas em contatos com as esferas jornalísticas.
Downloads
Downloads
Publicado em
Como Citar
Seção
Licença
© 2022 Allan Alfredo Silveira dos Anjos, Manassés Moraes Xavier
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.