A COVID-19 EM GÊNEROS JORNALÍSTICOS: LENDO E ESCREVENDO SOBRE A PANDEMIA NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Allan Alfredo Silveira dos Anjos Universidade Federal de Campina Grande
  • Manassés Moraes Xavier Universidade Federal de Campina Grande
Palavras-chave: COVID-19, Gêneros Jornalísticos, Leitura, Escrita

Resumo

Os embates discursivos ocasionados em decorrência da pandemia da COVID-19 ganharam grandes divulgações por meio dos diferentes gêneros discursivos do jornalismo. Com isso, os devidos gêneros contribuem com a prática de ensino de linguagens nas escolas, colaborando com a inserção dos educandos no meio social através da linguagem aos quais estão inseridos. Dessa forma, o projeto de extensão foi executado, entre os meses de julho e dezembro de 2021, com alunos do Ensino Médio da Escola Cidadã Integral Monte Carmelo, no bairro do Centenário, na cidade de Campina Grande, e teve como objetivo oportunizar, na modalidade remota de ensino-aprendizagem, a formação de leitores e escritores críticos diante aos gêneros jornalísticos com temáticas envolvendo a COVID-19 no Brasil, e a conscientização, dos alunos implicados no projeto, ao combate à pandemia do Coronavírus. Tratando-se da filiação teórica, a extensão foi embasada nas contribuições da Teoria Dialógica da Linguagem, proposta por Bakhtin e o Círculo e seus atuais divulgadores. Em relação à metodologia, para ingresso no projeto, foi divulgada uma inscrição através do Google Forms. Os materiais trabalhados foram retirados de diferentes sites jornalísticos, houve atividades de leitura e a ação extensionista foi finalizada com a solicitação da escrita de um artigo de opinião. No que toca os resultados, percebeu-se que as leituras realizadas pelos alunos contribuíram para uma ampla visão das problemáticas sociais acarretadas com o avanço da COVID-19, assim como a escrita possibilitou uma inserção da criticidade dos educandos, sendo, constantemente, construída a partir das relações dialógicas em contatos com as esferas jornalísticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado em

13 de julho de 2022

Como Citar

DOS ANJOS, A. A. S.; MORAES XAVIER, M. . A COVID-19 EM GÊNEROS JORNALÍSTICOS: LENDO E ESCREVENDO SOBRE A PANDEMIA NO ENSINO MÉDIO. Caderno Impacto em Extensão, Campina Grande, v. 2, n. 1, 2022. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/cite/article/view/230. Acesso em: 5 maio. 2024.

Seção

Educação