A COVID-19 EM GÊNEROS JORNALÍSTICOS: LENDO E ESCREVENDO SOBRE A PANDEMIA NO ENSINO MÉDIO
Resumen
Os embates discursivos ocasionados em decorrência da pandemia da COVID-19 ganharam grandes divulgações por meio dos diferentes gêneros discursivos do jornalismo. Com isso, os devidos gêneros contribuem com a prática de ensino de linguagens nas escolas, colaborando com a inserção dos educandos no meio social através da linguagem aos quais estão inseridos. Dessa forma, o projeto de extensão foi executado, entre os meses de julho e dezembro de 2021, com alunos do Ensino Médio da Escola Cidadã Integral Monte Carmelo, no bairro do Centenário, na cidade de Campina Grande, e teve como objetivo oportunizar, na modalidade remota de ensino-aprendizagem, a formação de leitores e escritores críticos diante aos gêneros jornalísticos com temáticas envolvendo a COVID-19 no Brasil, e a conscientização, dos alunos implicados no projeto, ao combate à pandemia do Coronavírus. Tratando-se da filiação teórica, a extensão foi embasada nas contribuições da Teoria Dialógica da Linguagem, proposta por Bakhtin e o Círculo e seus atuais divulgadores. Em relação à metodologia, para ingresso no projeto, foi divulgada uma inscrição através do Google Forms. Os materiais trabalhados foram retirados de diferentes sites jornalísticos, houve atividades de leitura e a ação extensionista foi finalizada com a solicitação da escrita de um artigo de opinião. No que toca os resultados, percebeu-se que as leituras realizadas pelos alunos contribuíram para uma ampla visão das problemáticas sociais acarretadas com o avanço da COVID-19, assim como a escrita possibilitou uma inserção da criticidade dos educandos, sendo, constantemente, construída a partir das relações dialógicas em contatos com as esferas jornalísticas.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Allan Alfredo Silveira dos Anjos, Manassés Moraes Xavier
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.