FORMAÇÃO DOCENTE: USO DAS TICs E METODOLOGIASATIVASCOMO PROCESSO INOVADOR NO ENSINO-APRENDIZAGEM

Autores

  • Marlon Lucena Leitão Universidade Federal de Campina Grande
  • Victoria Regia Fernandes Caetano Araújo Universidade Federal de Campina Grande
  • Bruna Fernanda Nóbrega da Costa Universidade Federal de Campina Grande
  • Davi Veriato Brasilino Universidade Federal de Campina Grande
  • Iana Cabral Bispo Universidade Federal de Campina Grande
  • Elzenir Pereira de Oliveira Almeida Universidade Federal de Campina Grande

Palavras-chave:

Ensino, Aprendizagem, TIC’s e Metodologias Ativas

Resumo

A pandemia da Covid-19 trouxe imensos desafios para todos os setores, noBrasil e no mundo, em especial para a educação. Diante desse contexto, surgiua necessidade de proporcionar aos professores espaços de aperfeiçoamentoda pratica pedagógica, como forma de garantir um ensino qualificadoequeatenda aos requisitos que a sociedade atual exige. Assim o objetivo doprojetofoi capacitar professores do Ensino Fundamental e Ensino Médio, da6ªGerência Regional de Educação da Paraíba, do município de Patos-PBecidades circunvizinhas, quanto ao uso das Tecnologias da InformaçãoeComunicação - TIC’s e Metodologias Ativas como processo inovador noensino-aprendizagem. O projeto foi realizado com a participação de docentesediscentes do Centro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTRe CentroUniversitário de Patos - UNIFIP. Foram contemplados 22 municípiosalcançados pelo projeto, participando aproximadamente 475 educadores(inscritos). As atividades foram desenvolvidas de forma síncrona comarealização de reuniões, webinars e lives. O projeto colaborou na idealizaçãodenovas práticas pedagógicas possíveis de auxiliar eficazmente o público-alvodoprojeto neste cenário de pandemia do Covid-19, para que assim, possamconstruir suas salas de aula no ambiente virtual com qualidade, didática, dinâmica e eficiência; expressando cordialidade, solidariedade e empatia, naorientação quanto ao manuseio com as ferramentas digitais para fomentaçãode estratégias e competências para o ensino à distância, alémde ter firmadoum compromisso com o ensino público brasileiro, sobretudo nas MesorregiõesSertão Paraibano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

18-05-2021

Como Citar

LEITÃO, Marlon Lucena; FERNANDES CAETANO ARAÚJO, Victoria Regia; DA COSTA, Bruna Fernanda Nóbrega; BRASILINO, Davi Veriato; BISPO, Iana Cabral; ALMEIDA, Elzenir Pereira de Oliveira. FORMAÇÃO DOCENTE: USO DAS TICs E METODOLOGIASATIVASCOMO PROCESSO INOVADOR NO ENSINO-APRENDIZAGEM. Caderno Impacto em Extensão, Campina Grande, v. 1, n. 1, 2021. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/cite/article/view/158. Acesso em: 5 dez. 2025.

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.