PREVENÇÃO E ENFRENTAMENTO DA COVID-19: EMPODERAMENTO E CORRESPONSABILIDADE DE ESTUDANTES DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
Resumo
O projeto foi executado de forma remota, com a participação de estudantes dos Cursos de Medicina, do CFP/UFCG, no município de Cajazeiras, abrangendo as escolas de Ensino Fundamental e Médio Dom Moisés Coelho (Cajazeiras-PB) e o Instituto Educacional Professora Laura Araújo (Itaporanga-PB), contemplando, aproximadamente, 500 pessoas, entre elas estudantes do ensino fundamental e médio e usuários das redes sociais, com o objetivo de promover o empoderamento e a corresponsabilidade da comunidade escolar sobre as principais questões relacionadas à infecção da COVID-19, de modo a promover sua prevenção e possibilitar melhoria na qualidade de vida, durante a pandemia. Para tanto, foram utilizadas ferramentas e tecnologias digitais (Google Meet, Mentimeter, Kahoot, Quizlet, Jamboard e Canva), para encontros e atividades à distância, quinzenais, que possibilitaram a interação virtual entre os colaboradores do projeto e a comunidade escolar; também foram utilizadas as redes sociais (Instagram, WhatsApp e YouTube), para abranger ainda mais o público sobre os temas abordados. Ao fim, verificou-se que o objetivo principal foi alcançado e que a uso das metodologias ativas de ensino virtuais são eficazes em contribuir para a aprendizagem e produzir conhecimento, visto que elas possibilitam o contato (virtual), a interação, o alcance e a dinâmica, por meio de aplicativos e plataformas, contribuindo para o maior envolvimento e, consequente, aprendizado do público alvo e da equipe do projeto.
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© 2021 Iago Mackson Pinto de Araújo, Antônio Victor Santos Araújo, Ana Caroline Araújo de Queiroga Lima, Maria Teresa Jácome Alves, Hellen Raquel Fortunato, Maria do Carmo Andrade Duarte de Farias
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