ESPERANÇAR: A TRAJETÓRIA DA REDE DE CURSINHOS POPULARES PODEMOS+ EM TEMPOS DE PANDEMIA

Authors

  • Raija Maria Vanderlei de Almeida Universidade Federal de Campina Grande
  • Diogo Lopes de Oliveira Universidade Federal de Campina Grande
  • Maíra Nunes Universidade Federal de Campina Grande
  • Sofia Isbelo de Melo e Sousa Universidade Federal de Campina Grande
  • Maria Eduarda Bezerra de Vasconcelos Universidade Federal de Campina Grande
  • Cristiana Wanderley Ferraz Universidade Federal de Campina Grande
Keywords: Educação Popular, Educomunicação, Pandemia

Abstract

O projeto de extensão “Podemos+: Rede de Cursinhos Populares” é baseado nos escritos de Paulo Freire sobre a pedagogia e educação popular e tem como principal objetivo a democratização do ensino e a redução da disparidade de oportunidades entre alunos de maior e menor poder aquisitivo, agravado pelo quadro da pandemia de COVID-19. Como afirma a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) em Educação Popular em tempos de pandemia: todas as certezas são provisórias. Neste momento, se faz de extrema importância repensar a estrutura social e de se colocar em posição de enfrentamento às desigualdades em prol da vida da população, entendendo que as dimensões materiais de cada grupo social em relação às consequências da COVID19 acentuam, entre outras coisas, a falta de acesso à educação pública de qualidade. Assim, iniciado em 3 de agosto de 2020, o projeto centra-se na realização de aulas e de acompanhamento de jovens e adultos no processo de aulas gratuitas em ambientes virtuais durante a crise de saúde pública enfrentada no Brasil e no mundo em decorrência da COVID-19. Com 47 alunos inscritos e aulas distribuídas de segunda a sexta-feira, o período da noite foi escolhido para realização das aulas e transmissão via Google Meet, tendo em vista que grande parte dos alunos trabalham durante a manhã e à tarde. Inicialmente, foi contabilizada uma frequência de 19 aulas para cada disciplina. Ao todo, o número de aulas foi de 228. Ao todo, foram realizadas cerca de 200 aulas. Para maior incentivo e participação dos educandos, foram criadas estratégias de interação nas redes sociais onde os próprios alunos podiam dar seus depoimentos sobre a trajetória e interagir com os professores

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Published

May 18, 2021

How to Cite

DE ALMEIDA, R. M. V.; DE OLIVEIRA, D. L.; NUNES, M.; DE MELO E SOUSA, S. I. .; DE VASCONCELOS, M. E. B.; FERRAZ, C. W. . ESPERANÇAR: A TRAJETÓRIA DA REDE DE CURSINHOS POPULARES PODEMOS+ EM TEMPOS DE PANDEMIA. Caderno Impacto em Extensão, Campina Grande, v. 1, n. 1, 2021. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/cite/article/view/148. Acesso em: 17 may. 2024.

Section

Educação