AS REDES SOCIAIS COMO ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE VOLTADAS AOS IDOSOS: EXPERIÊNCIAS EXITOSAS
Resumo
A pandemia COVID-19 representou um grande impacto para os idosos, seus familiares e cuidadores, com repercussões físicas, psicológicas e sociais, implicando na necessidade de se considerar as peculiaridades do envelhecimento humano nesse contexto. Deste modo, destaca-se a importância da utilização das redes sociais como estratégia de educação em saúde no intuito de proporcionar informação de qualidade ao público idoso, frente ao atual cenário da Pandemia COVID-19. Ao produzir conteúdos de Educação em Saúde em redes sociais direcionados à população idosa, destaca-se a importância das ações integrais de prevenção e promoção da saúde despertando neste público reflexões sobre o contexto que envolve a pandemia. As atividades do projeto foram desenvolvidas por alunos das Graduações em Enfermagem e Medicina, utilizando as plataformas digitais e mídias sociais WhatsApp e Instagram direcionadas aos idosos cadastrados na Unidade Básica de Saúde da Família Sol Nascente, cuidadores de idosos instituição Luca Zorn e o público em geral de alcance do Instagram. Temas como ansiedade, depressão, cuidados com a saúde mental, alimentação saudável, orientações sobre a COVID-19 e formas de prevenção, importância das atividades físicas e de relaxamento no período de distanciamento, foram algumas das temáticas abordadas. Tais conteúdos foram divulgados por meio do whatsApp e publicações e Lives no Instagram com a participação de médico, nutricionista, enfermeiro e professor de educação física. No atual cenário, as redes sociais constituem também ferramentas para a comunicação dos idosos com familiares e amigos, possibilitando momentos de incentivo, descontração e atividade, que melhoram a autoestima e a autonomia no cotidiano.
Downloads
Downloads
Publicado em
Como Citar
Seção
Licença
© 2021 Sherida Layane Dantas Fernandes, Larissa Rodrigues Oliveira, Jonathan Pereira de Sousa , Raony Mangueira Lima Lopes, Iluska Pinto da Costa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.