PREVENÇÃO E ENFRENTAMENTO DA COVID-19: EMPODERAMENTO E CORRESPONSABILIDADE DE ESTUDANTES DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
Resumen
O projeto foi executado de forma remota, com a participação de estudantes dos Cursos de Medicina, do CFP/UFCG, no município de Cajazeiras, abrangendo as escolas de Ensino Fundamental e Médio Dom Moisés Coelho (Cajazeiras-PB) e o Instituto Educacional Professora Laura Araújo (Itaporanga-PB), contemplando, aproximadamente, 500 pessoas, entre elas estudantes do ensino fundamental e médio e usuários das redes sociais, com o objetivo de promover o empoderamento e a corresponsabilidade da comunidade escolar sobre as principais questões relacionadas à infecção da COVID-19, de modo a promover sua prevenção e possibilitar melhoria na qualidade de vida, durante a pandemia. Para tanto, foram utilizadas ferramentas e tecnologias digitais (Google Meet, Mentimeter, Kahoot, Quizlet, Jamboard e Canva), para encontros e atividades à distância, quinzenais, que possibilitaram a interação virtual entre os colaboradores do projeto e a comunidade escolar; também foram utilizadas as redes sociais (Instagram, WhatsApp e YouTube), para abranger ainda mais o público sobre os temas abordados. Ao fim, verificou-se que o objetivo principal foi alcançado e que a uso das metodologias ativas de ensino virtuais são eficazes em contribuir para a aprendizagem e produzir conhecimento, visto que elas possibilitam o contato (virtual), a interação, o alcance e a dinâmica, por meio de aplicativos e plataformas, contribuindo para o maior envolvimento e, consequente, aprendizado do público alvo e da equipe do projeto.
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Derechos de autor 2021 Iago Mackson Pinto de Araújo, Antônio Victor Santos Araújo, Ana Caroline Araújo de Queiroga Lima, Maria Teresa Jácome Alves, Hellen Raquel Fortunato, Maria do Carmo Andrade Duarte de Farias
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