PREVENÇÃO E ENFRENTAMENTO DA COVID-19: EMPODERAMENTO E CORRESPONSABILIDADE DE ESTUDANTES DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

Autores/as

  • Iago Mackson Pinto de Araújo
  • Antônio Victor Santos Araújo
  • Ana Caroline Araújo de Queiroga Lima
  • Maria Teresa Jácome Alves
  • Hellen Raquel Fortunato
  • Maria do Carmo Andrade Duarte de Farias
Palabras clave: COVID-19, Educação à distância, Pandemia

Resumen

O projeto foi executado de forma remota, com a participação de estudantes dos Cursos de Medicina, do CFP/UFCG, no município de Cajazeiras, abrangendo as escolas de Ensino Fundamental e Médio Dom Moisés Coelho (Cajazeiras-PB) e o Instituto Educacional Professora Laura Araújo (Itaporanga-PB), contemplando, aproximadamente, 500 pessoas, entre elas estudantes do ensino fundamental e médio e usuários das redes sociais, com o objetivo de promover o empoderamento e a corresponsabilidade da comunidade escolar sobre as principais questões relacionadas à infecção da COVID-19, de modo a promover sua prevenção e possibilitar melhoria na qualidade de vida, durante a pandemia. Para tanto, foram utilizadas ferramentas e tecnologias digitais (Google Meet, Mentimeter, Kahoot, Quizlet, Jamboard e Canva), para encontros e atividades à distância, quinzenais, que possibilitaram a interação virtual entre os colaboradores do projeto e a comunidade escolar; também foram utilizadas as redes sociais (Instagram, WhatsApp e YouTube), para abranger ainda mais o público sobre os temas abordados. Ao fim, verificou-se que o objetivo principal foi alcançado e que a uso das metodologias ativas de ensino virtuais são eficazes em contribuir para a aprendizagem e produzir conhecimento, visto que elas possibilitam o contato (virtual), a interação, o alcance e a dinâmica, por meio de aplicativos e plataformas, contribuindo para o maior envolvimento e, consequente, aprendizado do público alvo e da equipe do projeto.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

mayo 18, 2021

Cómo citar

PINTO DE ARAÚJO, I. M. .; SANTOS ARAÚJO, A. V. .; ARAÚJO DE QUEIROGA LIMA, A. C. .; JÁCOME ALVES, M. T. .; FORTUNATO, . H. R. .; ANDRADE DUARTE DE FARIAS, M. do C. . PREVENÇÃO E ENFRENTAMENTO DA COVID-19: EMPODERAMENTO E CORRESPONSABILIDADE DE ESTUDANTES DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO. Caderno Impacto em Extensão, Campina Grande, v. 1, n. 1, 2021. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/cite/article/view/110. Acesso em: 4 dic. 2024.

Sección

Saúde

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.