JOVEM EMPREENDEDOR: EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA NA REDE PÚBLICA DE ENSINO

Autores

  • Camila Cíntia Abreu Santana Universidade Federal de Campina Grande
  • Janaina Ferreira Marques de Melo Universidade Federal de Campina Grande
  • Joyce Aristercia Siqueira Soares Universidade Federal de Campina Grande
  • Matheus Vinicius de Souto Araujo Universidade Federal de Campina Grande
  • Naidiany Ribeiro Bezerra Universidade Federal de Campina Grande
  • Rubenia de Oliveira Costa Universidade Federal de Campina Grande
Palavras-chave: Ensino Remoto, Inovação, Metodologias Ativas, Transformação Social

Resumo

Cada vez mais, a atualidade exige dos novos profissionais, habilidades e conhecimentos relacionados ao empreendedorismo, tornando a educação empreendedora e financeira, elemento indispensável nas grades curriculares do sistema educacional. Todavia, na prática, presencia-se uma tímida implementação desse componente na rede pública de ensino. Diante disso, o projeto Jovem Empreendedor, durante a vigência corrente, buscando reduzir esse déficit, desenvolveu uma espécie de Jornada Empreendedora, através da qual, por meio de encontros realizados pelo Google Meet, os extensionistas transmitiram conhecimentos relacionados ao empreendedorismo social, Design Thinking (imersão, ideação, prototipação e implementação), assim como, acerca de diversas outras técnicas e ferramentas aplicáveis à construção e apresentação de um modelo de negócio. Em decorrência da natureza remota das oficinas, houve uma preocupação em utilizar metodologias ativas, como também, integrar o Visual Thinking na confecção dos materiais – slides, testes de perfil e apostilas - utilizados nessas ações, visando um melhor aproveitamento das temáticas pelos discentes. No tocante à satisfação do público-alvo, constatou-se mediante análise de formulários aplicados ao fim de cada atividade que quanto às variáveis: carga horária, desempenho, temas discutidos e contribuição para formação dos jovens, a totalidade do coletivo favorecido avaliou as atividades realizadas alternadamente entre excelentes (80%) e boas (20%). Por fim, estima-se que o trabalho desempenhado pelos extensionistas propiciou aos 344 alunos beneficiados, o subsídio necessário para que possam desenvolver um pensamento integrativo que os deixem aptos a identificarem oportunidades empreendedoras, partindo do reconhecimento de problemas sociais até a concepção de soluções inovadoras que possam ser exploradas através de empreendimentos rentáveis.

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Publicado em

5 de abril de 2022

Como Citar

ABREU SANTANA, C. C.; DE MELO, J. F. M.; SIQUEIRA SOARES, J. A.; DE SOUTO ARAUJO, M. V.; BEZERRA, N. R. .; COSTA, R. de O. . JOVEM EMPREENDEDOR: EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA NA REDE PÚBLICA DE ENSINO. Caderno Impacto em Extensão, Campina Grande, v. 2, n. 1, 2022. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/cite/article/view/210. Acesso em: 22 dez. 2024.

Seção

Educação