UMA EXPERIÊNCIA DE REFORÇO ESCOLAR REMOTO NA ESCOLA PÚBLICA
Abstract
O projeto foi executado por extensionistas do curso de Medicina Veterinária, do CSTR/UFCG, na Escola Municipal do Ensino Fundamental Antônio Guedes dos Santos, localizada na cidade de Patos – PB, contemplando 28 alunos do 5º ano. O objetivo principal foi implantar um sistema de reforço escolar remoto para acompanhar e apoiar o alunado na melhoria do desempenho escolar, especialmente nesse momento de pandemia do Coronavírus (COVID-19). Os horários de atendimento ao alunado foram em contraturno. Depois foram ampliados para o turno noturno, considerando a necessidade da clientela. Percebeu-se que alguns alunos ou não sabiam ler e/ou escrever ou tinham dificuldades de leitura e/ou escrita. Desse modo, as extensionistas gravavam vídeos ou áudios de orientações e explicações de dúvidas. O projeto teve ótima aceitação do professor, da direção da escola e também dos alunos e pais/responsáveis que participaram da experiência. Os objetivos propostos foram alcançados, mas a participação do alunado não foi a esperada. Segundo o próprio alunado e o professor, alguns dos fatores que contribuíram para essa situação foram: um considerável número de alunos dependiam dos celulares dos pais/responsáveis para manter contato. O problema era que os pais/responsáveis geralmente só estavam em casa à noite, após o trabalho; alguns não tinham acesso constante à Internet; e outros não tinham quem os ajudassem nas atividades escolares, pois os pais/responsáveis eram analfabetos ou semianalfabetos. De todos os modos, o projeto contribuiu para o desenvolvimento dos conhecimentos básicos desses atores da escola, que, certamente, influenciará positivamente em suas trajetórias escolares.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Section
License
Copyright (c) 2022 Letícia Ramalho de Oliveira, Ana Carolina Gomes Euzébio da Silva, Francisco de Assis da Costa Silva
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.