O Ensino de Física com atividades Experimentais na Modalidade de Ensino a Distância

Autores/as

  • Lucas Carvalho dos Santos
  • Sabrina Sousa de Lima
  • Patrício José Felix da Silva
Palabras clave: Ensino de física, experimentos simples, atividades lúdicas

Resumen

O projeto foi executado com a participação de alunos do Curso de Educação do Campo e de Engenharia de Biotecnologia e Bioprocessos, do CDSA/UFCG, no município de São José dos cordeiros, no cariri paraibano, beneficiando turmas do Ensino Médio da escola – CEJA - Centro Educacional de Jovens e Adultos. A base deste projeto consistiu em trabalhar nas aulas de Física, com atividades experimentais na modalidade de Ensino à Distância (EAD) através de roteiros experimentais pré-elaborados e intervenções por meio de aulas remotas. Os experimentos trabalhados foram construídos pelos próprios alunos a partir de materiais de fácil acesso (papel, pedaços de madeira, isopor, barbante, latas recicladas, ampolas, etc. Ao término de cada experimento, seguiu a aplicação de um questionário previamente elaborado com o qual pudemos fazer uma avaliação do aproveitamento da atividade, além de relacionar a teoria vista em sala de aula, com a atividade prática desenvolvida. Com a utilização de aulas experimentais a disciplina tornou-se mais dinâmica e atrativa. Além disso o professor teve a sua disposição mais uma ferramenta para uma avaliação eficaz de seus alunos. Diante do atual cenário de isolamento social, aproveitamos a tecnologia disponível para dá continuidade as atividades escolares em ambientes virtuais, que permitiram a comunicação, a interação e a avaliação dos estudantes, mesmo eles estando afastados da escola, levando conhecimento prático, de forma acessível e eficaz para dentro das casas dos alunos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

julio 4, 2022

Cómo citar

DOS SANTOS, L. C. .; DE LIMA, S. S. .; FELIX DA SILVA, P. J. . O Ensino de Física com atividades Experimentais na Modalidade de Ensino a Distância . Caderno Impacto em Extensão, Campina Grande, v. 1, n. 1, 2022. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/cite/article/view/90. Acesso em: 17 may. 2024.

Sección

Educação

Artículos más leídos del mismo autor/a