O DROPS DE FÍSICA NA PANDEMIA
Resumo
Com a pandemia de Covid-19, houve mudanças radicais nas atividades diárias mais comuns, atividades remotas têm sido a alternativa para o atendimento dos estudantes diante desse novo cenário mundial que exige o distanciamento social. Neste contexto, surgiu o projeto Corona DROPS que conta com experimentos de Física ao estilo “faça você mesmo” e que estejam relacionados ao Coronavírus e as medidas necessárias durante a pandemia, todas as atividades são assíncronas, ou seja, adaptadas as medidas sugeridas pelas autoridades de saúde. A equipe composta por 7 (sete) estudantes construiu duas atividades de caráter informativo. A primeira atividade está dividida em trilhas e todas estão ligadas ao experimento da distância que o vírus pode alcançar, ora sem máscara, ora com máscara. O intuito é notar se há alguma diferença ao usar a máscara, acessório considerado essencial nessa pandemia, e saber se a distância estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é suficiente. Além do mais, comparamos o espalhamento do vírus ao sair da nossa boca, que pode ser através de um espirro, tosse ou até mesmo ao falar, com um lançamento de projétil e, também, o quão rápido ele sai da nossa boca. Por fim, mostramos a interferência que a resistência do ar causa na velocidade do vírus. Já a segunda atividade está embasada no tempo que o vírus fica suspenso no ar e se esse tempo varia dependendo da umidade relativa do ar. Para os dois experimentos são utilizados materiais de fácil obtenção como maisena, fita métrica, saco plástico, entre outros.
Downloads
Downloads
Publicado em
Como Citar
Seção
Licença
© 2021 Fabiana Dolores Silva Delgado, Marcílio Santos Corcino, Lucio Rafael Ferreira de Sousa, José Vamberto Barbosa Gomes, Jéssica Costa de Lima, Daisy Martins de Almeida
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.