A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AS BOAS PRÁTICAS AMBIENTAIS: INSTRUMENTOS VIRTUAIS DE DIFUSÃO DO CONHECIMENTO PARA MITIGAÇÃO DOS EFEITOS NEGATIVOS PROVOCADOS PELO NOVO CORONAVÍRUS

Autores

  • Andressa Keyla Aragão da Silva Universidade Federal de Campina Grande
  • Isabela Ferreira dos Santos Universidade Federal de Campina Grande
  • Jessica Alexandre da Silva Universidade Federal de Campina Grande
  • José Eduardo Fernandes Bezerra Universidade Federal de Campina Grande
  • Yarlla Lira Ferreira Universidade Federal de Campina Grande
  • Alecksandra Vieira de Lacerda Universidade Federal de Campina Grande
Palavras-chave: Coronavírus, Meio Ambiente, Difusão

Resumo

O trabalho objetivou realizar, através de instrumentos virtuais, ações de difusão do conhecimento voltadas para o campo das relações que envolvem o meio ambiente e a saúde subsidiando assim a implementação e fortalecimento das estratégias para reduzir os efeitos negativos do Novo Coronavírus. Desenvolveu-se atividades com professores e alunos da Escola Agrotécnica Deputado Evaldo Gonçalves de Queiroz, município de Sumé, Cariri paraibano. Os encontros virtuais foram realizados com turmas da disciplina de Ciências, sendo abordados módulos teóricos utilizando a plataforma de comunicação Google Meet. Assim, foram trabalhados com as turmas selecionadas para o projeto os seguintes eixos: Módulo I - Relação homem e natureza; Módulo II - Os ecossistemas e a importância da conservação do meio ambiente; Módulo III – Relação Saúde e Ambiente; Módulo IV - Impactos do Novo Coronavírus; Módulo V – Estratégias para reduzir os efeitos negativos do Novo Coronavírus. De forma associada, foram aplicadas estratégias didáticas para o despertar dos estudantes envolvidos para a relevância das questões ambientais e sua importância como definidor do aumento da qualidade de vida. Portanto, as ações realizadas proporcionaram por meio da prática de educação ambiental, meios para a sensibilização e conscientização dos estudantes de escola do ensino básico do Município de Sumé-PB, sobre a relação saúde e ambiente e assim avançando com as estratégias voltadas para garantir a conservação dos recursos naturais, viabilizando alternativas possíveis para construção de um mundo socialmente justo, economicamente viável e ambientalmente saudável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado em

5 de abril de 2022

Como Citar

ARAGÃO DA SILVA, A. K.; DOS SANTOS, I. F.; DA SILVA, J. A.; FERNANDES BEZERRA, J. E.; FERREIRA, Y. L.; DE LACERDA, A. V. A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AS BOAS PRÁTICAS AMBIENTAIS: INSTRUMENTOS VIRTUAIS DE DIFUSÃO DO CONHECIMENTO PARA MITIGAÇÃO DOS EFEITOS NEGATIVOS PROVOCADOS PELO NOVO CORONAVÍRUS. Caderno Impacto em Extensão, Campina Grande, v. 2, n. 1, 2022. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/cite/article/view/186. Acesso em: 5 maio. 2024.

Seção

Meio Ambiente

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)