INFORMAR PARA COIBIR A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR EM TEMPOS DE PANDEMIA POR CORONAVÍRUS
Resumo
O projeto foi executado no ambiente virtual do Google Meet e do YouTube. As atividades foram realizadas em formato de rodas de diálogos com as participantes do Coletivo Viva Mulher da Cidade de Sumé-PB e as demais participantes dos diversos municípios alcançados pelo projeto, estimulando o enfrentamento à violência doméstica e familiar em tempos de pandemia. Também foram alcançados as seguintes instituições: ECITQueimadas; UFPB; CRAM Santa Luzia-PB; Delegacia da Mulher Campina Grande=PB; Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Caraúbas-PB; ECIT Inácio Antonino; ECIT Manoel H Sobrinho em Coxixola-PB; UEPB; CRAS de SalgadinhoPB; CRAS de Olivedos-PB; CRIAMC-Sumé-PB; Hospital de Trauma de Campina GrandePB; CREAS de São José dos Cordeiros-PB; Pastoral Jovens Rurais de São Domingos do Cariri-PB; EEEFM PROF MARIA CELESTE DO NASCIMENTO de Zabelê-PB; OAB-PB; CRAS-PROGRAMA CRIANÇA FELIZ/PRIMEIRA INFÂNCIA NO SUAS, SUMÉ-PB. Através da rede de contatos do Coletivo Viva Mulher e da coordenação do projeto de extensão foram realizados contatos e firmadas parcerias com as expositoras das cinco rodas de diálogo. As bolsistas e a voluntária ficaram encarregadas da elaboração e aplicação da lista de presença, pela coleta e registros das questões postas nos chat, pela elaboração das palavras-chave de cada encontro, pelos relatórios mensais do projeto, pelo envio do e-mail de confirmação para os (as) integrantes com o link para cada encontro, pela conferência de carga horária de cada participante e pela confecção e envio dos certificados finais. Ao final do projeto, as participantes agregaram mais informações sobre as redes de apoios locais quando em situação de violência doméstica e familiar contra as mulheres. A experiência com o desenvolvimento do curso de forma online possibilitou experiências e inovação, já que antes da pandemia não se cogitava a possibilidade de desenvolver projetos de extensão através das plataformas digitais. Os principais aspectos positivos do curso de forma online foram: abrangência de 30 municípios em quatro Estados; trocas de experiências e integração entre os(as) participantes do projeto; expansão do conhecimento sobre a rede de apoio para as mulheres em situação de violência doméstica e familiar.
Downloads
Downloads
Publicado em
Como Citar
Seção
Licença
© 2021 Beatriz da Silva Alves, Yarlla Lira Ferreira, Andreza dos Santos Oliveira Dário, Valdonilson Barbosa dos Santos, Carla Mailde Feitosa Santa Cruz
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.