DIFUSÃO E RESGATE DO CONHECIMENTO SOBRE AS ABELHAS SEM FERRÃO DE ESTUDANTES EM ESCOLAS PÚBLICAS

Autores

  • Matheus de Brito Cavalcante
  • Vitória Linhares Ferreira
  • Maria Eduarda Carreiro dos Santos
  • Aline Valéria Sousa de Medeiros
  • Rozileudo da Silva Guedes

Palavras-chave:

Caatinga, Educação ambiental, Meliponário, Polinizadores

Resumo

Apesar de serem nativas e do valioso serviço ecossistêmico desempenhado pelas diversas espécies de abelhas sem ferrão, o seu conhecimento tem sido perdido, especialmente, entre os mais jovens. Com isso, faz-se necessário o resgate do conhecimento, bem como, sua difusão por meio de ações de sensibilização com atividades de educação ambiental. Dessa forma, objetivou utilizar as abelhas sem ferrão como ferramenta de educação ambiental de estudantes de escolas públicas. Foram realizadas ações de sensibilização realizadas em ambiente escolar e na universidade, por meio de atividades lúdicas. Foi observado inicialmente que a maioria dos alunos não conheciam as abelhas sem ferrão nativas de nossa região. Houve muita interação, participação e troca de saberes durante as ações, e isso contribuiu para atingir o principal objetivo do projeto desenvolvido.

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Publicado

03-11-2025

Como Citar

MATHEUS DE BRITO CAVALCANTE; VITÓRIA LINHARES FERREIRA; MARIA EDUARDA CARREIRO DOS SANTOS; ALINE VALÉRIA SOUSA DE MEDEIROS; ROZILEUDO DA SILVA GUEDES. DIFUSÃO E RESGATE DO CONHECIMENTO SOBRE AS ABELHAS SEM FERRÃO DE ESTUDANTES EM ESCOLAS PÚBLICAS. Caderno Impacto em Extensão, Campina Grande, v. 5, n. 1, 2025. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/cite/article/view/7086. Acesso em: 5 dez. 2025.

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