ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE FÍSICA EM TEMPOS DE PANDEMIA (COVID 19)

Autores

  • Lucas Carvalho dos Santos
  • Jonathan Mayan Morais Ramos
  • Sabrina Sousa de Lima
  • José Felix da Silva
Palavras-chave: Ensino de física, experimentos simples, atividades de demonstração

Resumo

O projeto foi executado com a participação de alunos dos Cursos de Educação do Campo e de Engenharia de Biotecnologia e Bioprocessos, do CDSA/UFCG. As escolas contempladas com o projeto foram: CEJA-Centro Educacional de Jovens e Adultos, localizada no município de São José dos cordeiros, no cariri paraibano e a EEEFM Carlota Barreira, localizada na cidade de Areia – Pb. Em ambas as escolas trabalhamos com turmas da 1 a , 2a e 3a série do ensino médio. Com o objetivo de inserir práticas experimentais nas aulas de Física nesse momento tão conturbado em que vivemos devido a Pandemia causada pelo Covid 19, foram distribuídos roteiros práticos e objetivos sobre os experimentos de física, para que os alunos pudessem desenvolver em suas casas a montagem e apresentação dessas atividades e assim unir a prática experimental com o ensino teórico. Ao término de cada experimento, seguiu a aplicação de um questionário previamente elaborado com o qual pudemos fazer uma avaliação do aproveitamento da atividade. Com esses materiais experimentais os professores tiveram a oportunidade de tornar suas aulas mais dinâmicas e atrativas, além de terem à disposição mais uma ferramenta de avaliação de seus alunos. Não há dúvidas de que as aulas teóricas, munidas pelas atividade práticas, proporcionou melhoria no aprendizado dos alunos do ensino médio dessas escolas

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado em

5 de abril de 2022

Como Citar

DOS SANTOS, L. C. .; MORAIS RAMOS, J. M. .; DE LIMA, S. S.; DA SILVA, J. F. . ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE FÍSICA EM TEMPOS DE PANDEMIA (COVID 19). Caderno Impacto em Extensão, Campina Grande, v. 2, n. 1, 2022. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/cite/article/view/246. Acesso em: 22 dez. 2024.

Seção

Educação

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)