O Ensino de Física com atividades Experimentais na Modalidade de Ensino a Distância
Abstract
O projeto foi executado com a participação de alunos do Curso de Educação do Campo e de Engenharia de Biotecnologia e Bioprocessos, do CDSA/UFCG, no município de São José dos cordeiros, no cariri paraibano, beneficiando turmas do Ensino Médio da escola – CEJA - Centro Educacional de Jovens e Adultos. A base deste projeto consistiu em trabalhar nas aulas de Física, com atividades experimentais na modalidade de Ensino à Distância (EAD) através de roteiros experimentais pré-elaborados e intervenções por meio de aulas remotas. Os experimentos trabalhados foram construídos pelos próprios alunos a partir de materiais de fácil acesso (papel, pedaços de madeira, isopor, barbante, latas recicladas, ampolas, etc. Ao término de cada experimento, seguiu a aplicação de um questionário previamente elaborado com o qual pudemos fazer uma avaliação do aproveitamento da atividade, além de relacionar a teoria vista em sala de aula, com a atividade prática desenvolvida. Com a utilização de aulas experimentais a disciplina tornou-se mais dinâmica e atrativa. Além disso o professor teve a sua disposição mais uma ferramenta para uma avaliação eficaz de seus alunos. Diante do atual cenário de isolamento social, aproveitamos a tecnologia disponível para dá continuidade as atividades escolares em ambientes virtuais, que permitiram a comunicação, a interação e a avaliação dos estudantes, mesmo eles estando afastados da escola, levando conhecimento prático, de forma acessível e eficaz para dentro das casas dos alunos.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Section
License
Copyright (c) 2021 Lucas Carvalho dos Santos, Sabrina Sousa de Lima, Patrício José Felix da Silva
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.