OS PROFESSORES ESTÃO ON: RELATO DE EXTENSIONISTAS ACERCA DA EXPERIÊNCIA DE PROFESSORES NO ENSINO REMOTO.

Autores/as

  • Kássia Mota de Sousa Universidade Federal de Campina Grande
  • Emmanuelle Lira Cariry Universidade Federal de Campina Grande
  • Ismael Alves da Silva Universidade Federal de Campina Grande
  • Caroline Ester Fernandes Vieira Universidade Federal de Campina Grande
  • José Anderson de Luna Coelho Universidade Federal de Campina Grande
  • Julia Vitória Menezes Bezerra Universidade Federal de Campina Grande
Palabras clave: Ensino Remoto, Trabalho Excessivo, Escola Pública

Resumen

Esse relato decorre da experiência construída durante a realização do Projeto de Extensão Comunidade Escolar Conectada. O projeto teve como objetivo realizar produção de material didático-pedagógico, com foco na relação família-escola e no enfrentamento da COVID-19, a partir do uso de novas tecnologias e com vistas a ampliação do acesso ao saber. Durante sua realização, uma questão específica se sobrepôs, a situação de trabalho do(a) professor(a) no contexto da conectividade imposto pelo modelo remoto de educação. A jornada de trabalho de um(a) professor(a) nunca acabou junto ao término do expediente. O trabalho pedagógico de preparar materiais, corrigir provas são afazeres que se estendem para além do espaço físico da escola, ocupando o tempo “livre” e os espaços das casas do(a)s professore(a)s. A pandemia da Covid-19 ampliou esses desafios enfrentados pelo(a)s professore(a)s, impôs novas configurações para o trabalho docente, com intensificação da sobrecarga de trabalho – pela necessidade de auxiliar alunos nas redes sociais após o fim do expediente; o uso excessivo de telas e, em alguns casos, a dificuldade para utilizar as plataformas digitais. O novo contexto relatado, sugere um esforço atual de reflexão, nesse sentido, a atividade de extensão nos propõe um exercício teórico-reflexivo Gestrado (2020), Machado (2020). A aproximação com a escola pública trouxe para a Universidade, ante a pandemia, que apesar de seu arrefecimento continua latente, o desafio de pensar práticas pedagógicas, que ancoradas na conectividade da escola, do(a) professor(a), produzam práticas efetivas de educação e um contexto de profissionalidade seguro para os educadore(a)s.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

abril 5, 2022

Cómo citar

MOTA DE SOUSA, K. .; LIRA CARIRY, E.; ALVES DA SILVA, . I. .; FERNANDES VIEIRA, C. E. .; DE LUNA COELHO, J. A. .; MENEZES BEZERRA, J. V. OS PROFESSORES ESTÃO ON: RELATO DE EXTENSIONISTAS ACERCA DA EXPERIÊNCIA DE PROFESSORES NO ENSINO REMOTO. Caderno Impacto em Extensão, Campina Grande, v. 2, n. 1, 2022. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/cite/article/view/272. Acesso em: 23 nov. 2024.

Sección

Educação

Artículos más leídos del mismo autor/a