OS PROFESSORES ESTÃO ON: RELATO DE EXTENSIONISTAS ACERCA DA EXPERIÊNCIA DE PROFESSORES NO ENSINO REMOTO.
Resumo
Esse relato decorre da experiência construída durante a realização do Projeto de Extensão Comunidade Escolar Conectada. O projeto teve como objetivo realizar produção de material didático-pedagógico, com foco na relação família-escola e no enfrentamento da COVID-19, a partir do uso de novas tecnologias e com vistas a ampliação do acesso ao saber. Durante sua realização, uma questão específica se sobrepôs, a situação de trabalho do(a) professor(a) no contexto da conectividade imposto pelo modelo remoto de educação. A jornada de trabalho de um(a) professor(a) nunca acabou junto ao término do expediente. O trabalho pedagógico de preparar materiais, corrigir provas são afazeres que se estendem para além do espaço físico da escola, ocupando o tempo “livre” e os espaços das casas do(a)s professore(a)s. A pandemia da Covid-19 ampliou esses desafios enfrentados pelo(a)s professore(a)s, impôs novas configurações para o trabalho docente, com intensificação da sobrecarga de trabalho – pela necessidade de auxiliar alunos nas redes sociais após o fim do expediente; o uso excessivo de telas e, em alguns casos, a dificuldade para utilizar as plataformas digitais. O novo contexto relatado, sugere um esforço atual de reflexão, nesse sentido, a atividade de extensão nos propõe um exercício teórico-reflexivo Gestrado (2020), Machado (2020). A aproximação com a escola pública trouxe para a Universidade, ante a pandemia, que apesar de seu arrefecimento continua latente, o desafio de pensar práticas pedagógicas, que ancoradas na conectividade da escola, do(a) professor(a), produzam práticas efetivas de educação e um contexto de profissionalidade seguro para os educadore(a)s.
Downloads
Downloads
Publicado em
Como Citar
Seção
Licença
© 2022 Kássia Mota de Sousa, Emmanuelle Lira Cariry, Ismael Alves da Silva, Caroline Ester Fernandes Vieira, José Anderson de Luna Coelho, Julia Vitória Menezes Bezerra
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.