INFÂNCIA NA PANDEMIA: A COVID-19 COMO FOCO
Abstract
A pandemia da COVID-19 é um desafio para a população, especialmente para as crianças. Neste contexto as escolas desempenham um papel fundamental no enfretamento da pandemia, ao compartilhar informações científicas sobre a COVID-19, reduzindo o medo e os impactos secundários em suas vidas. O projeto teve como objetivo desenvolver materiais audiovisuais com linguagem simples e lúdica sobre a COVID-19 e seus impactos na sociedade para estudantes da escola EMEF NELITA NÓBREGA QUEIROZ, em PatosPB. Foram confeccionados vídeos para o canal do YouTube e postagem para página do Instagram, o material foi enviado para os professores que compartilharam com alunos. Ao final de cada vídeo, era realizado uma revisão do conteúdo de forma lúdica e dinâmica e lançava-se um desafio/atividade, na qual as crianças eram convidadas a demonstrarem o que elas aprenderam sobre o conteúdo através de um desenho, áudio ou vídeo. Este material produzido pelas crianças, foram transformados em vídeos, nestes elas eram parabenizadas pelo trabalho desenvolvido com a finalidade de estimular o aprendizado ativo. Na temática da COVID-19, foram trabalhados temas sobre: sua história e surgimento, sinais clínicos, epidemiologia, variantes e vacinas e a vida pós pandemia. As crianças aprovaram a metodologia escolhida, tendo uma melhor aceitação dos vídeos disponibilizados no YouTube e interação por meio das atividades solicitadas, com preferência na gravação de vídeos e produção de desenhos. Conclui-se que os projetos de extensão são uma importante ferramenta para educação em saúde e controle da COVID19, podendo amenizar os impactos da pandemia na sociedade.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Section
License
Copyright (c) 2022 Maria Eduarda Araújo Moura, Daniel Bruno Cassimiro de Lacerda, Gabrielle Barbosa da Cunha, José Luiz de Assis Neto, Maurina Lima Porto
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.