EDUCAÇÃO PARA ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO: COMBATENDO BARREIRAS ATITUDINAIS E ARQUITETÔNICAS.
Abstract
Inclusão e acessibilidade são temas necessários de serem discutidos não apenas em ambientes acadêmicos, mas externalizados para a sociedade. Executado na Escola Manoel da Costa Cirne, inserida no bairro Pedregal, na cidade de Campina Grande- PB, narra-se a vivência e os resultados do projeto de extensão “Tempos de Pan, exercitando o comunnitas” vinculado à Universidade Federal de Campina Grande -UFCG, no ano de 2021. Objetivou produzir atividades lúdicas que promovessem educação sobre inclusão e acessibilidade, além de incentivar em paralelo o enfrentamento da crise sanitária causada pelo COVID-19. A partir de estudos e debates organizados pelos extensionistas, desenvolveu-se materiais educativos como atividades impressas, jogos e modelo de quiz, distribuídos na Escola Municipal. As atividades também foram adicionadas à Revista Pan, que se encontra na 2ª edição, totalmente digital, com maior alcance, para disseminar informações e despertar na comunidade uma perspectiva inclusiva das pessoas com deficiência, pontuando a necessidade de observar espaços acessíveis e adaptá-los da melhor forma quando necessário. A revista também apresenta indicação de filmes que abordam a temática e ainda o desenvolvimento de temas pouco ou nada discutidos como o turismo acessível, o preconceito contra idosos e ainda a educação digital para estes. A leitura, por ser virtual, assegura o cuidado, prevenção e distanciamento social durante a pandemia.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Section
License
Copyright (c) 2022 Glauciane Israely Leal Lima, Bruno Araújo Coelho, Karoline Vidal Barbosa, Rafael Vieira dos Santos, Taciana Lima Araujo, Hermíla Feitosa Junqueira Ayres
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.