A INCLUSÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE: A EXPERIÊNCIA NO ACOMPANHAMENTO AOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA DO NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO/INCLUIR NO CFP CAMPUS DE CAJAZEIRAS – PB.
Abstract
Essa pesquisa tem como eixos a Inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior na Universidade Federal de Campina Grande, Campus de Cajazeiras, seus direitos a Educação Inclusiva e as perspectivas desses alunos ingressantes no ensino superior. Sendo, o foco da pesquisa os alunos que são atendidos no Projeto Incluir, hoje denominado de NAI/Incluir - Núcleo Acessibilidade e Inclusão, com sede em Campina Grande. Interessa-nos conhecer o que pensam esses alunos sobre a oferta do ensino nos cursos de licenciaturas no Centro de Formação de Professores em seus próprios contextos, o que possibilitará compreender suas demandas. NAI/Incluir, foi criado por uma professora chamada Nozângela Maria Rolim Dantas no ano de 2011, com o intuito de contribuir no suporte de um aluno cego que adentrou na UFCG/CFP CAMPUS CAJAZEIRAS no curso de História, a partir disso, o trabalho do projeto foi crescendo e ganhando toda uma dimensão teórico e prático, passando a atender as necessidades além do espaço do Campus da UFCG, hoje o público e as comunidades externas do município de cajazeiras tais como escolas e associações contam também com o trabalho voluntariado da equipe do NAI/Incluir. O interesse pela temática é decorrente da atuação no acompanhamento pedagógico dos alunos ingressantes na Instituição que são atendidos no NAI/Incluir, e os desafios que são para os alunos quando adentram na Universidade e as dificuldades que os professores das licenciaturas encontram em adotarem a prática educativa inclusiva, como um novo meio de adaptação curricular em suas disciplinas para atender as especificidades de cada aluno em sala de aula.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Section
License
Copyright (c) 2021 Francisca Barreto da Silva, Natália Diniz Silva, Nozangela Maria Rolim Dantas
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.