ASSISTÊNCIA AO DISCENTE COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS DURANTE SUA ADAPTAÇÃO A UM PERÍODO REMOTO

Autores

  • Adriano Freitas de Santana Universidade Federal de Campina Grande
  • Nozângela Maria Rolim Dantas Universidade Federal de Campina Grande
Palavras-chave: Adaptação, EAD, Inclusão, Monitoria

Resumo

O Programa de Monitoria Inclusiva foi proposta pelo Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) do Centro de Formação de Professores (CFP/UFCG), para os alunos dos cursos de graduação da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, com o objetivo de acompanhar os discentes com necessidades educacionais especiais. Exercendo atividades como o auxílio no desenvolvimento em atividades, interpretações e leituras, a estimulação na criação e no cumprimento de um cronograma de estudos e no aprimoramento com os recursos digitais, no contexto do Regime Acadêmico Extraordinário – RAE do ano 2020. Para isso, os monitores foram selecionados de acordo com o curso referido pelo discente a ser monitorado (conforme edital publicado em cada centro), para que a assistência pudesse ser realizada de forma em que o monitor tivesse similaridade com os assuntos abordados nas disciplinas. Como principal método, utilizamos como base as reuniões com o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão e nossos relatórios de produtividade, que fazíamos semanalmente e nos quais relatamos o avanço e as principais dificuldades dos discentes nas aulas remotas. A partir disso, pontuamos as principais dificuldades enfrentadas por eles e correlacionamos com as que foram resolvidas ou permaneceram até o fim do período. Identificamos como principal obstáculo, a utilização dos recursos oferecidos pela universidade para o cumprimento de atividades virtuais, seguido de interpretação, organização e administração do tempo para as referidas atividades. Ficou evidente que esse programa foi essencial para que esses discentes garantissem sua educação de forma digna e de qualidade durante o período remoto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado em

18 de maio de 2021

Como Citar

DE SANTANA, A. F.; ROLIM DANTAS, N. M. . ASSISTÊNCIA AO DISCENTE COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS DURANTE SUA ADAPTAÇÃO A UM PERÍODO REMOTO. Caderno Impacto em Extensão, Campina Grande, v. 1, n. 1, 2021. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/cite/article/view/56. Acesso em: 17 maio. 2024.

Seção

Educação