ASSISTÊNCIA AO DISCENTE COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS DURANTE SUA ADAPTAÇÃO A UM PERÍODO REMOTO
Abstract
O Programa de Monitoria Inclusiva foi proposta pelo Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) do Centro de Formação de Professores (CFP/UFCG), para os alunos dos cursos de graduação da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, com o objetivo de acompanhar os discentes com necessidades educacionais especiais. Exercendo atividades como o auxílio no desenvolvimento em atividades, interpretações e leituras, a estimulação na criação e no cumprimento de um cronograma de estudos e no aprimoramento com os recursos digitais, no contexto do Regime Acadêmico Extraordinário – RAE do ano 2020. Para isso, os monitores foram selecionados de acordo com o curso referido pelo discente a ser monitorado (conforme edital publicado em cada centro), para que a assistência pudesse ser realizada de forma em que o monitor tivesse similaridade com os assuntos abordados nas disciplinas. Como principal método, utilizamos como base as reuniões com o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão e nossos relatórios de produtividade, que fazíamos semanalmente e nos quais relatamos o avanço e as principais dificuldades dos discentes nas aulas remotas. A partir disso, pontuamos as principais dificuldades enfrentadas por eles e correlacionamos com as que foram resolvidas ou permaneceram até o fim do período. Identificamos como principal obstáculo, a utilização dos recursos oferecidos pela universidade para o cumprimento de atividades virtuais, seguido de interpretação, organização e administração do tempo para as referidas atividades. Ficou evidente que esse programa foi essencial para que esses discentes garantissem sua educação de forma digna e de qualidade durante o período remoto.
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Copyright (c) 2021 Adriano Freitas de Santana, Nozângela Maria Rolim Dantas
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