METARECICLAGEM E INCLUSÃO DIGITAL, INSTRUMENTOS PARA REDUÇÃO DAS PERDAS EDUCACIONAIS NO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE, PÓS SARS-COV-2 - UM COMPUTADOR NOTA 10.

Autores

  • Evellyne Alves de Oliveira Universidade Federal de Campina Grande
  • Rafael da Silva Morais Universidade Federal de Campina Grande
  • Raul Araújo da Nóbrega Universidade Federal de Campina Grande
  • Luiza Eugenia da Mota Rocha Cirne Cirne Universidade Federal de Campina Grande
Palavras-chave: Sars-CoV-2, educação, doação, metareciclagem, computador

Resumo

Em março de 2020, a pandemia provocada pelo Sars-CoV-2, interrompeu as atividades de ensino das escolas do município de Campina Grande – PB - Brasil, tornando-se imprescindível a Educação à Distância - EaD. Visando contribuir com a inclusão digital, foi celebrado um acordo de cooperação técnico e pedagógico, projeto – Um computador nota 10, entre a UFCG e a Prefeitura Municipal de Campina Grande, apoiado pela HP e pelo Instituto Alpargatas. O objetivo foi a recuperação de equipamentos eletroeletrônicos e computadores, para reutilização entre alunos e professores das escolas públicas do município. Utilizando metodologia e conceitos de projeto de extensão da UFCG, iniciado em 2012, destacou-se o conceito de metareciclagem que significa a recuperação do conteúdo tecnológico contido no objeto/eletroeletrônico. Utilizando protocolos de segurança, 260 computadores e periféricos obsoletos foram coletados na indústria de calçados Alpargatas; com o apoio do núcleo de pesquisa VIRTUS da UFCG, foi desenvolvido um site (www.umcomputadornota10.com.br) para o projeto, chegando a 270 doações. Após a realização de triagem, os computadores passaram pelos processos de limpeza, recondicionamento, recuperação, incremento de software/HP, personalização e embalagem de kits para distribuição entre alunos e professores das escolas. Foram montados 163 kits, compostos por: (CPU/monitor/mouse/teclado e cabos elétricos) cedidos a 226 alunos e 35 professores, totalizando um público de 261 usuários beneficiados com o projeto e uma taxa de recuperação de computadores e periféricos de 45,65%. A metareciclagem contribuiu para a ampliação do ciclo de vida dos computadores e, sua doação representou a inclusão digital de alunos e professores no período da pandemia/Sars-CoV-2.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado em

18 de maio de 2021

Como Citar

DE OLIVEIRA, E. A. .; MORAIS, R. da S. .; DA NÓBREGA, R. A.; CIRNE, L. E. da M. R. C. METARECICLAGEM E INCLUSÃO DIGITAL, INSTRUMENTOS PARA REDUÇÃO DAS PERDAS EDUCACIONAIS NO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE, PÓS SARS-COV-2 - UM COMPUTADOR NOTA 10. Caderno Impacto em Extensão, Campina Grande, v. 1, n. 1, 2021. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/cite/article/view/170. Acesso em: 4 nov. 2024.

Seção

Educação