METARECICLAGEM E INCLUSÃO DIGITAL, INSTRUMENTOS PARA REDUÇÃO DAS PERDAS EDUCACIONAIS NO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE, PÓS SARS-COV-2: UM COMPUTADOR NOTA 10.

Autores

  • Rafael da Silva Morais Universidade Federal de Campina Grande
  • Giovanna Ellen Soares Correia Universidade Federal de Campina Grande
  • Luiza Eugenia da Motta Rocha Cirne Universidade Federal de Campina Grande
Palavras-chave: Educação, doação, reciclagem, reutilização de computadores

Resumo

No início de março de 2020, a pandemia provocada pelo Sars-CoV-2, interrompeu as atividades de ensino das escolas do município de Campina Grande –PB-Brasil, tornando-se imprescindível a educação à distânciaEAD e inovar na interação, aluno/professor/família. Visando contribuir com a inclusão digital, foi celebrado um acordo de cooperação técnico e pedagógico, projeto - Um computador nota 10, entre a UFCG e a Prefeitura Municipal de Campina Grande, apoiado pela HP e pelo Instituto Alpargatas. O objetivo geral foi a recuperação de equipamentos eletroeletrônicos e computadores, para reutilização entre alunos e professores das escolas públicas do município. Utilizando metodologia e conceitos de projeto de extensão da UFCG, iniciado em 2012, destacou-se o conceito de metareciclagem que significa a recuperação do conteúdo tecnológico contido no objeto. Utilizando protocolos de segurança, 260 computadores e periféricos obsoletos foram coletados na indústria de calçados Alpargatas. Após a realização de triagem, os computadores passaram pelos processos de limpeza, recondicionamento, recuperação, incremento de software/ HP, personalização e embalagem de kits para distribuição entre alunos e professores das escolas. Na vigência total do projeto foram entregues 191 kits, cedidos a 286 alunos e 35 professores selecionados a partir de critérios de vulnerabilidade social e exclusão digital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado em

12 de julho de 2022

Como Citar

MORAIS, R. da S. .; SOARES CORREIA, G. E.; CIRNE, L. E. da M. R. METARECICLAGEM E INCLUSÃO DIGITAL, INSTRUMENTOS PARA REDUÇÃO DAS PERDAS EDUCACIONAIS NO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE, PÓS SARS-COV-2: UM COMPUTADOR NOTA 10. Caderno Impacto em Extensão, Campina Grande, v. 2, n. 1, 2022. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/cite/article/view/205. Acesso em: 5 maio. 2024.

Seção

Educação