METARECICLAGEM E INCLUSÃO DIGITAL, INSTRUMENTOS PARA REDUÇÃO DAS PERDAS EDUCACIONAIS NO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE, PÓS SARS-COV-2: UM COMPUTADOR NOTA 10.
Resumo
No início de março de 2020, a pandemia provocada pelo Sars-CoV-2, interrompeu as atividades de ensino das escolas do município de Campina Grande –PB-Brasil, tornando-se imprescindível a educação à distânciaEAD e inovar na interação, aluno/professor/família. Visando contribuir com a inclusão digital, foi celebrado um acordo de cooperação técnico e pedagógico, projeto - Um computador nota 10, entre a UFCG e a Prefeitura Municipal de Campina Grande, apoiado pela HP e pelo Instituto Alpargatas. O objetivo geral foi a recuperação de equipamentos eletroeletrônicos e computadores, para reutilização entre alunos e professores das escolas públicas do município. Utilizando metodologia e conceitos de projeto de extensão da UFCG, iniciado em 2012, destacou-se o conceito de metareciclagem que significa a recuperação do conteúdo tecnológico contido no objeto. Utilizando protocolos de segurança, 260 computadores e periféricos obsoletos foram coletados na indústria de calçados Alpargatas. Após a realização de triagem, os computadores passaram pelos processos de limpeza, recondicionamento, recuperação, incremento de software/ HP, personalização e embalagem de kits para distribuição entre alunos e professores das escolas. Na vigência total do projeto foram entregues 191 kits, cedidos a 286 alunos e 35 professores selecionados a partir de critérios de vulnerabilidade social e exclusão digital.
Downloads
Downloads
Publicado em
Como Citar
Seção
Licença
© 2022 Rafael da Silva Morais, Giovanna Ellen Soares Correia, Luiza Eugenia da Motta Rocha Cirne
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.