OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA NA LUTA CONTRA A CONTAMINAÇÃO PELO CORONAVÍRUS
Resumo
O projeto foi executado por estudantes de Agronomia, Engenharias Ambiental e Civil do CCTA/UFCG, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Decisão, em Pombal-PB. Foram contempladas quatro turmas do nono ano do ensino fundamental em 2020, um total de 110 alunos. Com o novo coronavírus e as implicações na saúde pública, a sociedade foi obrigada a mudar drasticamente sua rotina e a educação foi um dos setores mais afetados e teve que reelaborar seu sistema de ensino de modo que todos os indivíduos tivessem acesso à educação de qualidade em isolamento social, de forma virtual, uma vez que é um direito de todos e dever do Estado e da família, previsto no Artigo 205 da Constituição da República Federativa do Brasil, e garantida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação, LDB 9394/96. Neste sentido, objetivou-se orientar os alunos sobre a importância das boas práticas de higiene e prevenção da Covid-19 utilizando, para isso, as plataformas digitais WhatsApp, Instagram, YouTube e Formulário do Google, como meio para produzir e entregar vídeos, imagens e questionários aos alunos. Entretanto, nem todos possuíam smartphones, computador ou rede de internet para acessar o material produzido por residirem, em sua maioria, na zona rural do município de Pombal. Dessa forma, foi adotado o uso de panfletos e questionários impressos e entregues pela escola quinzenalmente como alternativa para levar as ações do projeto até esses discentes, pois o conhecimento e a educação têm mostrado importantes fatores na luta e prevenção contra a Covid-19.
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© 2021 Naiara Lopes Lacerda, Leandro Medeiros Gambarra, Rodolfo Clementino Silvestre, Adriana Silva Lima, Rosinete Batista dos Santos Ribeiro
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