OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA NA LUTA CONTRA A CONTAMINAÇÃO PELO CORONAVÍRUS
Abstract
O projeto foi executado por estudantes de Agronomia, Engenharias Ambiental e Civil do CCTA/UFCG, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Decisão, em Pombal-PB. Foram contempladas quatro turmas do nono ano do ensino fundamental em 2020, um total de 110 alunos. Com o novo coronavírus e as implicações na saúde pública, a sociedade foi obrigada a mudar drasticamente sua rotina e a educação foi um dos setores mais afetados e teve que reelaborar seu sistema de ensino de modo que todos os indivíduos tivessem acesso à educação de qualidade em isolamento social, de forma virtual, uma vez que é um direito de todos e dever do Estado e da família, previsto no Artigo 205 da Constituição da República Federativa do Brasil, e garantida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação, LDB 9394/96. Neste sentido, objetivou-se orientar os alunos sobre a importância das boas práticas de higiene e prevenção da Covid-19 utilizando, para isso, as plataformas digitais WhatsApp, Instagram, YouTube e Formulário do Google, como meio para produzir e entregar vídeos, imagens e questionários aos alunos. Entretanto, nem todos possuíam smartphones, computador ou rede de internet para acessar o material produzido por residirem, em sua maioria, na zona rural do município de Pombal. Dessa forma, foi adotado o uso de panfletos e questionários impressos e entregues pela escola quinzenalmente como alternativa para levar as ações do projeto até esses discentes, pois o conhecimento e a educação têm mostrado importantes fatores na luta e prevenção contra a Covid-19.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Section
License
Copyright (c) 2021 Naiara Lopes Lacerda, Leandro Medeiros Gambarra, Rodolfo Clementino Silvestre, Adriana Silva Lima, Rosinete Batista dos Santos Ribeiro
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.