ASSISTÊNCIA AO DISCENTE COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS DURANTE SUA ADAPTAÇÃO A UM PERÍODO REMOTO
Resumen
O Programa de Monitoria Inclusiva foi proposta pelo Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) do Centro de Formação de Professores (CFP/UFCG), para os alunos dos cursos de graduação da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, com o objetivo de acompanhar os discentes com necessidades educacionais especiais. Exercendo atividades como o auxílio no desenvolvimento em atividades, interpretações e leituras, a estimulação na criação e no cumprimento de um cronograma de estudos e no aprimoramento com os recursos digitais, no contexto do Regime Acadêmico Extraordinário – RAE do ano 2020. Para isso, os monitores foram selecionados de acordo com o curso referido pelo discente a ser monitorado (conforme edital publicado em cada centro), para que a assistência pudesse ser realizada de forma em que o monitor tivesse similaridade com os assuntos abordados nas disciplinas. Como principal método, utilizamos como base as reuniões com o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão e nossos relatórios de produtividade, que fazíamos semanalmente e nos quais relatamos o avanço e as principais dificuldades dos discentes nas aulas remotas. A partir disso, pontuamos as principais dificuldades enfrentadas por eles e correlacionamos com as que foram resolvidas ou permaneceram até o fim do período. Identificamos como principal obstáculo, a utilização dos recursos oferecidos pela universidade para o cumprimento de atividades virtuais, seguido de interpretação, organização e administração do tempo para as referidas atividades. Ficou evidente que esse programa foi essencial para que esses discentes garantissem sua educação de forma digna e de qualidade durante o período remoto.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Adriano Freitas de Santana, Nozângela Maria Rolim Dantas
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.