O PET-SAÚDE NAS AÇÕES DO HIPERDIA EM NOVA FLORESTA-PB

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR

Autores

  • Beatriz Paulina S. França UFCG
  • Mateus Silva de Barros UFCG
  • Maria Rita M. de Souza UFCG
  • Ricardo Hugo da S. Laurentino UFCG
  • Paloma Rayane F. Paz UFCG
  • Letícia Leite Costa UFCG
  • Andrezza Duarte Farias UFCG
  • Deborah Dornellas Ramos UFCG
Palavras-chave: Educação em saúde, Capacitação de Recursos Humanos em Saúde, Educação Interprofissional

Resumo

O incentivo da  interdisciplinaridade exercida pelo programa se tornou fundamental para os estudantes, profissionais do serviço, e principalmente para o auxílio à população, na promoção e prevenção da saúde coletiva e individual.  Diversas ações foram realizadas pelos estudantes, que tinham como principal objetivo ofertar um serviço de saúde mais qualificado e humanizado e estimular a formação profissional dos estudantes através do trabalho interdisciplinar. A interdisciplinaridade durante a graduação amplia significativamente as possibilidades durante a formação acadêmica, uma vez que o PET estimula o debate e o diálogo entre discentes de diferentes cursos da saúde, interagindo com profissionais da atenção primária, demonstrando a importância de projetos como esse para o aluno, os profissionais e sobretudo, a comunidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

VILELA, E. M.; MENDES, I. J. M.. Interdisciplinaridade e saúde: estudo bibliográfico. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 11, n. 4, p. 525–531, jul. 2003. (VILELA; MENDES, 2003).

FARIAS, D. N. DE . et al. INTERDISCIPLINARIDADE E INTERPROFISSIONALIDADE NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA. Trabalho, Educação e Saúde, v. 16, n. 1, p. 141–162, jan. 2018. (FARIAS et al., 2018).

COSTA, G. D. D. A. et al. Saúde da família: desafios no processo de reorientação do modelo assistencial. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 62, n. 1, p. 113–118, jan. 2009. (COSTA et al., 2009).

Costa, L. A. P. et al. Interdisciplinaridade e as múltiplas dimensões do trabalho em saúde. Tempus–Actas de Saúde Coletiva, v. 12, p. 231-249, 2021. (COSTA et al., 2021)

FALKENBERG, M.B et al. Educação em saúde e educação na saúde: conceitos e implicações para a saúde coletiva. Ciência & Saúde Coletiva, p. :847-852, 2014 (FALKENBERG et al., 2014).

Downloads

Publicado em

8 de março de 2024

Como Citar

FRANÇA, B. P. S. .; BARROS, M. S. de .; SOUZA, M. R. M. de .; LAURENTINO, R. H. da S. .; PAZ, P. R. F. .; COSTA, L. L. .; FARIAS, A. D. .; RAMOS, D. D. . O PET-SAÚDE NAS AÇÕES DO HIPERDIA EM NOVA FLORESTA-PB: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR. Caderno Impacto em Extensão, Campina Grande, v. 3, n. 2, 2024. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/cite/article/view/2247. Acesso em: 5 maio. 2024.

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)