“Comment la littérature parvient-elle à nous transmettre l'intense sensualité de l'instant?”: a experiência de leitura de Maudite Éducation (2012), de Gary Victor, em sala de aula de francês
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.17957907Palavras-chave:
Maudite Éducation, Prática de leitura literária e escrita criativa em sala de aula de francês, Literatura-mundoResumo
A partir das práticas de leitura e de escrita criativa com Maudite Éducation (2012), de Gary Victor, em duas turmas de Francês VI da Universidade do Estado do Amapá (UEAP), busca-se refletir sobre o papel da literatura-mundo no ensino de francês, compreendida como espaço de questionamento, descolonização e ampliação de horizontes. Ambientado no Haiti dos anos 1970, o romance retrata a trajetória de Carl Vausier diante da repressão política e patriarcal, trazendo à tona questões universais como corpo, opressão, memória, identidade e liberdade. A experiência de leitura foi acompanhada de atividades de debate e produção textual que possibilitaram aos estudantes vivenciar a literatura como prática crítica e criativa. As discussões se apoiaram em autores que pensam a francofonia em sua pluralidade, a literatura-mundo e a metanegritude. Por isso, a problemática do nosso estudo é a seguinte: como implementar uma aprendizagem da alteridade e da diversidade na leitura e análise de romance victoriano? Já que não há sujeito sem ideologia, como as reflexões sobre o romance e a escrita criativa podem fazer os estudantes-leitores tornarem-se sujeitos críticos para contradizer as formações imaginárias no ensino de francês? Ao integrar essas reflexões, a obra victoriana evidenciou sua potência para romper com visões eurocêntricas, aprender o francês de maneira descolonizada, sem se tornar subalterno, sem subserviência, permitindo questionar o passado, o outro e a sociedade da qual fazemos parte.
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