Aspectos musicais e da paisagem sonora em O Elo Perdido & Outros Contos, de Charles Kiefer

Autores

Palavras-chave: Paisagem sonora, Literatura, Silêncio, Música

Resumo

DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v9i3.1749

Este estudo pretende analisar a paisagem sonora nos contos que compõem o livro O Elo Perdido & Outros Contos, do escritor brasileiro Charles Kiefer. Considera-se a paisagem sonora como os elementos sônicos presentes num determinado ambiente, sejam eles naturais ou produzidos. Levando-se em consideração as diferentes possibilidades de eixos de análise que o texto literário permite, pretende-se evidenciar a paisagem sonora como um elemento da narrativa por meio da presença dos sons na obra selecionada, e através disso demonstrar de que forma eles são relevantes na construção dos enredos. A abordagem sobre a paisagem sonora na literatura é um assunto relativamente novo a partir do qual se busca compreender a relação entre a sonoridade e as ações dos personagens. David Lodge (2017), Eni Pucinelli Orlandi (2007), Gérson Werlang (2011) e Murray Schafer (2011) dão as bases teóricas a esta análise, a qual leva em consideração também as relações interartes no texto ficcional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Viviane Aparecida Pandolfo Debortolli, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria. Professora efetiva na rede estadual do Rio
Grande do Sul.

Gérson Luís Werlang, UFSM

Professor do Departamento de Música, da Pós-Graduação em Música e do Programa de Pós-Graduação
em Letras da UFSM. Doutor em Letras e Mestre em Música.

Referências

ENNY, Laurent. Intertextualidade na poétique: Revista de teoria e análise literárias: nº 27. Coimbra: Almedina. 1979.

KIEFER, Charles. O Elo Perdido & Outras Histórias. 3ª ed. – Porto Alegre. Mercado Aberto, 1999.

KIEFER, Charles. O Pêndulo do Relógio. – 6ª ed. Porto Alegre. Mercado Aberto, (Novelas), 1994.

KIEFER, Charles. Valsa para Bruno Stein. 5. Ed. Porto Alegre: Mercado Aberto, (Novo Romance) 1995.

LODGE, David. A Arte da Ficção; Tradução de Guilherme da Silva Braga. - Porto Alegre, RS: L&PM POCKET, 2017.

ORLANDI, Eni Puccinelli. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos – 6ª ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2007.

PERRONE-MOYSÉS, Leyla. Texto, crítica, escritura. 2ª ed. São Paulo. Ática, 1993.

SCHAFER, R. Murray. A afinação do mundo; tradução Marisa Trench Fonterrada. 382 p. – 2. ed. – São Paulo: Editora Unesp, 2011.

WERLANG, Gérson. A música na obra de Erico Verissimo: polifonia, humanismo e crítica social. – Passo Fundo: Méritos, 2011.

Downloads

Publicado em

26 de setembro de 2023

Como Citar

DEBORTOLLI, V. A. P. .; WERLANG, G. L. . Aspectos musicais e da paisagem sonora em O Elo Perdido & Outros Contos, de Charles Kiefer. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 9, n. 3, p. Port. 92–109 / Eng. 91, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1205. Acesso em: 24 nov. 2024.

Seção

Dossiê: Intermidialidade e referências intermidiáticas