O rap brasileiro e o rap francês em busca de uma interculturalidade: proposta de uma sequência didática para aulas de FLE no Brasil
DOI :
https://doi.org/10.5281/zenodo.17957861Mots-clés :
Sequência didática, Rap, InterculturalRésumé
A sala de aula de Francês como Língua Estrangeira (FLE) no Brasil nos apresenta desafios diariamente porque os/as professores/as devem sempre refletir sobre propostas mais dinâmicas, originais, globais e significativas para os/as estudantes. Este trabalho tem como objetivo a apresentação de uma sequência didática (SD) elaborada com vistas a estimular a participação dos/das estudantes, encorajar o pensamento crítico no ensino através da música, e de trabalhar o intercultural em sala. Nessa SD, escolhemos trabalhar com a música como ponto de partida porque acreditamos no seu poder como recurso pedagógico. Mais especificamente, escolhemos o rap por ser um gênero que transpassa as fronteiras linguísticas e geográficas, contudo, mantém o mesmo teor político e os objetivos de conscientizar e mobilizar a população em relação aos temas sociais que nos cercam, como as desigualdades sociais, o machismo, a violência policial etc. Para desenvolver as atividades sob uma perspectiva intercultural, consideramos as características propostas por Chianca (2007), e elencamos músicas de rap brasileiro - Negro drama, do grupo Racionais MC’s e De volta para o passado, de Fabio Brazza e Helio Bentes e de rap francês - Rentrez chez vous, da dupla Bigflo e Oli, e Hiro, de Soprano e Indila.
Téléchargements
Références
ASLIM-YETIS, V. Le Document authentique : un exemple d’exploitation en classe de FLE. 2010. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/305202563_Le_Document_authentique_un_exemple_d'exploitation_en_classe_de_FLE. Acesso em 04 nov. 2023.
AYKETIN, H. L’Exploitation de La Chanson en Classe de Langue Étrangère. Ondokuz Mayıs Üniversitesi Eğitim Fakültesi Dergisi (Revista da Faculdade de Educação da Ondokuz Mayis), v. 1, n. 30, 2011, p. 145-156.
BARTHES, R. Aula. Tradução de Leyla Perrone-Moisés. 14ª edição. São Paulo: Cultrix, 2013.
BÉSORY, T. Rentrez chez vous. TV5MONDE – Enseigner, 03 avr. 2019. Modifié le 21 jan. 2022. Disponível em: https://enseigner.tv5monde.com/fiches-pedagogiques-fle/rentrez-chez-vous. Acesso em 06 out. 2023.
BOUGOUMA, D. L. D. Rap et didactique du français. Akofena, v. 3, n. 5, 2022, p.107-118. Disponível em: https://www.revue-akofena.com/wp-content/uploads/2022/02/10-T05-69-Delwende-Lea-Delphine-BOUGOUMA-pp.107-118.pdf. Acesso em 04 nov. 2023.
BRONCHART, T. Quelle place pour le rap francophone dans les classes de français ? Échanges, v. 1, n. 43, 2022. p. Disponível em: https://www.academia.edu/81219524/Quelle_place_pour_le_rap_francophone_dans_les_classes_de_fran%C3%A7ais_. Acesso em 10 nov. 2023.
CANDIDO, Antonio. O Direito à literatura. In: ______. Vários escritos. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2013. p. 169-191.
CASSEB-GALVÃO, Vânia Cristina; DUARTE, Milcinele da Conceição. Artigo de opinião: sequência didática funcionalista. São Paulo: Parábola. 2018.
CONSELHO DA EUROPA. Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas: aprendizagem, ensino, avaliação. Tradução de Maria Joana Pimentel do Rosário e Nuno Verdial Soares. Porto: Edições Asas, 2001. Disponível em: https://area.dge.mec.pt/gramatica/quadro_europeu_total.pdf. Acesso em 05 nov. 2025.
CHIANCA, R. M. S. L’interculturel : découverte de soi-même et de l’autre. João Pessoa: Idéia, 2007.
CONTIER, A. D. O rap brasileiro e os Racionais MC's. In: Simpósio internacional do adolescente, 1, 2005, São Paulo. Proceedings online... Disponível em: http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000082005000100010&lng=en&nrm=abn. Acesso em 22 fev. 2023.
COSTA, B. T. V. A música como experiência: potencialidades da canção no ensino-aprendizagem de francês língua estrangeira. 186 f. 2017. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, São Paulo, 2017. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8146/tde-21072017-154607/en.php. Acesso em: 25 out. 2025.
COUTO, G. G.; MARINHO, S. M. S. A música como ferramenta de aprendizagem da Língua Francesa. Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, Alagoinhas, BA, v. 3, n. 1, p. 2, 2013. DOI: 10.69969/revistababel.v3i1.969. Disponível em: https://revistas.uneb.br/babel/article/view/969. Acesso em: 25 out. 2025.
GALISSON. R. et COSTE, D (dir.). Dictionnaire de didactique des langues. Paris : Hachette, 1976, p. 59.
GARCIA, M. A.. « Diversité des référents culturels dans l'organisation : comment optimiser la rencontre des cultures ? », Management & Avenir, 2007/3 (n° 13), p. 57-76. DOI : 10.3917/mav.013.0057. Disponível em:
https://www.cairn.info/revue-management-et-avenir-2007-3-page-57.htm. Acesso em 17 jul. 2024.
Gaulin, A. La Chanson comme discours. Études littéraires, v. 3, n. 27,1995. Disponível em: 9–16.https://doi.org/10.7202/501091ar. Acesso em 24 out. 2025.
GÓMEZ GASCÓN, V. La compétence interculturelle en classe de Français Langue Etrangère. 2016. 34 f. Mémoire (Máster Universitario en Profesorado de Formación Secundaria Obligatoria). Filología Francesa department. Universidad de Zaragoza, Zaragoza, 2016. Disponível em : https://zaguan.unizar.es/record/58682. Acesso em: 22 fev. 2023.
GÜLLER, A. Le rap en cours de FLE : un véritable trésor linguistique et culturel. 2020. 71 f. Mémoire (Master en Français) - Departamento de Estudios románicos, franceses, italianos y Traducción. Facultad de Filología, Universidad Complutense Madrid, Madrid, 2020. Disponível em : https://docta.ucm.es/handle/20.500.14352/9194. Acesso em: 02 nov. 2022.
PINHEIRO-MARIZ, J. Da necessidade de uma "Literatura-mundo" no ensino do francês no Brasil. Letras, [S. l.], n. 42, p. 341–361, 2011. DOI: 10.5902/2176148512186. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/letras/article/view/12186. Acesso em: 24 out. 2025.
PINHEIRO-MARIZ, Josilene. Sobre literaturas ’francófonas’ e o ensino do francês língua estrangeira sob um olhar do Sul-Global em terras não francófonas. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 12, n. 4, p. 77–99, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.10182961. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/2032. Acesso em: 4 nov. 2025.
MHALLA, K. Rôle de la chanson dans l'enseignement du français dans le manuel scolaire de la classe de septième de l'enseignement de base. Tishreen University Journal for Research and Scientific 508 Studies - Arts and Humanities, v. 37, n. 4, 2015, p. 497-508.
PEREIRA, P. G. Reflexões teóricas sobre o uso de música nas aulas de língua estrangeira. Revista Intersecções, v. 7, n. 12, p. 203-226, 2014. Disponível em: https://revistas.anchieta.br/index.php/RevistaInterseccoes/article/view/1194. Acesso em 8 jan. 2023.
PEREIRA, P. G. Reflexões sobre o uso de música na sala de aula de língua estrangeira: as crenças e a prática de dois professores de inglês. 147 f. 2007. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) – Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Letras, Goiânia. 2007. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/26/o/paulagraciano_dissertacao.pdf. Acesso em 8 jan. 2023.
SOSA, C. D. L ; AYALA, M. F. La grammaire: sa place dans l’enseignement-apprentissage des langues et sa démarche. Cuadernos de Lingüística Hispánica, v. 1, n. 31, p. 139-151, 2018. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/3222/322258746008/html/. Acesso em 10 nov. 2023.
TANINA, B. B. ; AMAR, A. La chanson comme source de motivation et comme outil d'apprentissage du français. Synergies Pays Scandinaves, v. 1, n. 14, 2019, p. 135-145.
ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
ZILBERMAN, Regina. O papel da literatura na escola. Via Atlântica, v. 1, n. 14, 2008, p. 11-22. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/download/50376/54486/. Acesso em: 25 ago. 2021.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Revista Letras Raras 2025

Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.





